Já apareceu em mais de 200 videojogos e as franquias nas quais participa já venderam mais de 500 milhões de cópias em todo o mundo.
Este domingo, 10 de março celebra-se o dia do Mario [MAR10], uma das mascotes da Nintendo e uma das personagens mais conhecidas do universo dos videojogos. Apesar de ser um dia de celebração que a própria empresa só adotou em 2016, há muito que os fãs da personagem marcavam o dia.
O verdadeiro aniversário do ‘Super Mario’ acaba por não ser bem este – a primeira aparição da personagem aconteceu a 9 de julho de 1981 e na altura não com o nome que todos conhecem: chamava-se Jumpman e o jogo nem sequer era seu, era sim o primeiro de todos os Donkey Kong.
Mas a verdade é que depois dessa aparição, Mario começou a ganhar destaque dentro da Nintendo. Em 1983, com o lançamento do jogo Marios Bros., a transformação ficava completa: o nome já era o que todos conhecem, deixou de ser carpinteiro, passou a ser canalizador e também já trazia consigo o seu eterno ajudante, o irmão Luigi.
Criado pelo não menos lendário Shigeru Miyamoto, a personagem já apareceu em mais de 200 videojogos e já foi responsável pela venda de mais de 500 milhões de videojogos em todo o mundo. Além da franquia principal, Mario é a cara de várias linhas de jogos de sucesso, como Mario Kart [corridas], Mario Party [jogos casuais] ou Super Smash Bros. [luta].
Veja na galeria em cima uma evolução da personagem ao longo dos anos.