Grupo de investigadores inspirou-se em diferentes insetos para desenvolver numa nova tipologia de micro-drones que se destaca pela sua força.
Micro-drones com guinchos que lhes permitem puxar até 40 vezes o seu próprio peso? Investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, e da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, mostraram que é possível.
O vídeo mostra dois micro-drones a colaborarem para abrir uma porta. Outro exemplo revela um dos pequenos robôs a puxar uma garrafa com recurso a um gancho, mesmo estando num patamar muito superior.
Os investigadores mostram assim que é possível ultrapassar uma das maiores limitações dos robôs de pequenas dimensões – a sua força. Por norma, os micro-drones e outros equipamentos pequenos são conhecidos pela sua agilidade e não pela capacidade de carga.
Isto é possível graças a um sistema de adesivos intermutáveis que existe na base dos drones e que lhes dá aderência num grande número de superfícies.
Os investigadores disseram que para desenvolver estes micro-drones – chamados FlyCroTugs – foram buscar inspiração a pequenos insetos, sobretudo à vespa e à forma como consegue transportar as suas vítimas.
Matthew Estrada, um dos investigadores envolvidos neste projeto, explicou à publicação The Verge que apesar do resultado final, como a abertura de porta, os processos não são simples de concretizar. É necessário adaptar os ganchos dos micro-drones para a utilização desejada e também são necessários vários minutos para encontrar o posicionamento correto.
No futuro, estes micro-robôs poderão funcionar em ‘esquadrão’ e ser usados em cenários de desastre natural, onde a falta de acessibilidade impede que máquinas maiores consigam fazer trabalhos de remoção e de forma precisa.