A investigação foi agora revelada pela Kaspersky, que revela que 39% dos utilizadores europeus estaria disposto a receber dinheiro em troca dos seus dados pessoais. Dos inquiridos, os mais jovens são os mais interessados neste tipo de venda.
Esta investigação foi feita a mais de 11 mil consumidores, distribuídos por vários territórios, para perceber o valor da privacidade no mundo digital. Na análise revelada, 39% dos utilizadores na Europa estaria disposto a receber dinheiro, retirando algum benefício do “sacrifício” da privacidade. Deste bolo, são os mais novos, entre os 16 e os 24 anos, quem mais estaria disposto a vender os próprios dados (50%).
Ma também há quem aceite apenas ceder os seus dados para receber algo gratuito em troca – um em cada cinco indivíduos, aponta a Kaspersky.
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A empresa de segurança reforça ainda que 26% dos inquiridos relata que já viu os seus dados serem acedidos por terceiros, sem consentimento. Este valor aumenta consideravelmente quando se fala dos mais jovens (31%).
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Mas neste cenário há quem tome medidas, como seria de esperar. Num mundo onde as fugas de informação e acesso indevido a dados são uma constante, a Kaspersky indica que 62% dos utilizadores protegem os seus dispositivos com passwords, para tentar manter os dados privados. Além disso, mais de um terço dos utilizadores verifica de forma regular as suas informações de privacidade nos serviços e aplicações que utiliza.
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