As previsões da Gartner apontam que o mercado dos equipamentos tecnológicos vá sofrer transformações com a entrada em jogo dos smartphones dobráveis. Até 2023, este novo formato poderá representar 5% do mercado de telefones topo de gama, diz a consultora.
Têm sido várias as marcas a apostar neste novo formato – os casos mais recentes são a Samsung, com o Fold, ou a Huawei, com o Mate X. Segundo as previsões da Gartner para este tipo de segmento de mercado, até 2023 este formato poderá representar 30 milhões de telefones.
“Ao longo dos próximos cinco anos, esperamos que os smartphones dobráveis continuem a ser um produto de nicho, devido aos desafios de produção. Além das questões com os ecrãs, o preço também será uma barreira – mas é algo que esperamos que se venha a esbater com a passagem do tempo”, refere Roberta Cozza, analista da Gartner.
Olhando para a visão global do mercado de equipamentos, os próximos anos não prometem alterações significativas, entrando num estado de estagnação.
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O mercado dos computadores continuará em queda: até 2021 o número de computadores tradicionais – onde a Gartner inclui portáteis e desktop – passará dos 189 milhões em 2019 para os 175 milhões em 2021. Por seu turno, o mercado dos ultramobile, computadores premium passará dos 68 milhões em 2019 para os 79 milhões em 2021.
Dos 259 milhões em 2019 este segmento de mercado irá reduzir-se para os 254 milhões, em 2021. A Gartner estima que as alterações do mercado se devam à substituição de equipamentos – como o caso dos computadores, que acabarão por perder lugar para outros equipamentos.
“Os consumidores estão a abandonar os seus computadores, mas não os estão a substituir por equipamentos mais recentes – o que explica os 2,5% de queda deste mercado para 2019”, explica a analista da Gartner.
Smartphones dobráveis. Estas são as marcas que apostam na novidade