A parte mais difícil de chamar um Uber costuma mesmo ser a de encontrar o motorista no ponto de recolha, principalmente em zonas movimentadas. Para isso, a Uber lançou uma nova funcionalidade, para que o encontro com o motorista cause menos dores de cabeça.
Não é a primeira vez que a Uber testa funcionalidades para melhorar a comunicação entre motorista e passageiro. Desta vez, a ideia da aplicação de transporte passa por tornar o smartphone numa espécie de lanterna colorida.
Quando se pede um carro, a aplicação dá sempre a indicação do modelo e matrícula do carro – mas, para o motorista, há menos informação sobre o passageiro. Em muitos casos, principalmente em zonas muito movimentadas, como aeroportos, a confusão de não encontrar o passageiro leva até a cancelamentos por parte do motorista, o que resulta em desperdício de recursos.
Para que os motoristas tenham mais informação além da morada e nome da pessoa que pediu a viagem, os utilizadores passarão a te ruma espécie de lanterna colorida na interface da aplicação. É atribuída uma cor específica ao passageiro e, ao tocar no ícone colorido e agitando o smartphone, o motorista terá informação sobre a cor que deve procurar.
Desta forma, mesmo que seja uma zona onde há várias pessoas a pedir um Uber, como um concerto ou festival, o motorista sabe no momento qual a cor do passageiro que é suposto ir buscar.
Além disso, a Uber está também a testar uma funcionalidade para que os utilizadores possam escolher entre um conjunto de mensagens definidas, para dar informação extra ao motorista.