A Samsung trouxe esta semana o segmento 8K para Portugal, com o lançamento oficial da televisão Samsung QLED 8K Q900, com tecnologia (upscalling) para melhorar conteúdos mesmo que não sejam 8K.
Que conteúdos vídeo 8K existem para podermos ver? “Muito poucos ou nenhuns”, admitiu um dos responsáveis da Samsung Portugal, hoje, no evento de apresentação do modelo Samsung QLED 8K Q900, no Casino de Lisboa, bem perto à Web Summit. Mas a Samsung aposta na tecnologia 8K AI Upscaling para melhorar os conteúdos que não são 8K – uma novidade, apresentada em primeira mão em agosto na IFA, que chega agora ao mercado nacional.
Disponível em duas versões, 65 e 85 polegadas, a Samsung QLED 8K TV oferece uma série de novidades como a tecnologia Real 8K Resolution, Q HDR 8K e Quantum Processor 8K, todas eles criados para dar vida às imagens com qualidade 8K.
Esta inovação da marca surge alinhada com a visão estratégica a longo prazo da Samsung, “que tem o objetivo de colocar o 8K como a evolução de resolução de ecrã que apresenta uma imagem mais precisa e realista”.
Já sobre o tal 8K AI Upscaling é a grande esperança da Samsung para que as televisões com 8K possam ganhar adeptos mesmo para clientes que raramente vão ver conteúdos verdadeiramente 8K (pelo menos para já). “É uma inovação fundamental para aquele que será o futuro dos ecrãs”, explicou Paulo Romeiro, Diretor de Marketing e Operações da área de Eletrónica de Consumo da Samsung Portugal. Para isso a Samsung conta com inteligência artificial para o tal melhoramento de imagem.
O processo de upscalling passa a ser ajustável a cada tipo de conteúdo e quanto mais trabalhar no melhoramento de tipos de imagens diferentes, mais aprende em ser eficaz e envia os ensinamentos para os televisores de todo o mundo através da atualização de software dos televisores. A ideia é “reduzir o ruído, melhorar a qualidade e fazê-lo em tempo real em simultâneo”.
Em comunicado a Samsung indica que a qualidade de imagem 8K, da televisão Samsung Q900R integra as seguintes características:
- Real 8K Resolution, permite à televisão produzir quatro vezes mais píxeis que uma TV 4K UHD e 16 vezes mais píxeis que as televisões Full HD – o que corresponde a cerca de 33 milhões de píxeis;
- Q HDR 8K, tecnologia suportada por HDR10+ que garante uma expressão de cor perfeita e essencial para imagens ainda mais realistas e permite produzir um pico de brilho de 4.000 nits – o padrão seguido pela maioria dos estúdios cinematográficos;
- 8K AI Upscaling, uma tecnologia proprietária desenvolvida com inteligência artificial, desenhado para melhorar a qualidade de imagem e de som – seja qual for a qualidade ou o formato da fonte original – e assegurar uma qualidade 8K premium. Independentemente de o utilizador estar a ver o conteúdo através de um serviço de streaming, de uma set-top box, HDMI, USB ou mesmo de mobile mirroring;
- Quantum Processor 8K que tem a capacidade de reconhecer e de melhorar o conteúdo para que este seja reproduzido com qualidade 8K. Além das capacidades de machine learning que asseguram a reprodução de cor e de som em 8K;
- Direct Full Array Elite para melhorar o contraste e garantir um controlo de retroiluminação ainda mais preciso;
- A televisão também suporta 100% de Volume de Cor, permitindo que os utilizadores visualizem milhares de milhões de tonalidades de cor, para que consigam usufruir da mais pura precisão de cor Samsung até à data.
O modelo com 65’’ está à venda com um PVP recomendado de 4.999,99€ e o modelo de 85’’ com um PVP de 14.999,99€.