Ataque informático fez parar as unidades de produção da TSMC. Tecnológica diz que avisou os clientes, mas não revela quais as marcas afetadas.
Um dos maiores produtores mundiais de processadores e também fabricante de componentes para o iPhone sofreu um ataque informático que fez parar 80% das linhas de produção. A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) confirmou a ‘agressão’ e espera estar totalmente operacional esta segunda-feira.
Segundo a Bloomberg, a empresa diz que um vírus espalhou-se na empresa depois de uma instalação de software que não foi bem executada. A TSMC diz que este incidente vai ter impacto na chegada de novos equipamentos ao mercado, mas não disse que marcas vão ser afetadas.
Já esta segunda-feira, a tecnológica confirmou que o software malicioso que fez parar as linhas de produção é uma variante do WannaCry, um ransomware que em 2017 afetou milhares de computadores em empresas de todo o mundo.
Foi ainda confirmado que não houve qualquer fuga de dados confidenciais e que a maior parte dos clientes já foram notificados do incidente.
Como consequência, a tecnológica também prevê uma quebra de 3% nas receitas trimestrais, que deverão baixar de 8,55 mil milhões para 8,45 mil milhões de dólares.
“A TSMC tomou medidas para resolver esta falha de segurança e tomou medidas de segurança adicionais”, disse o diretor financeiro da empresa, Lora Ho, à Bloomberg.
Nota de redação: A notícia foi atualizada às 12:20h com a informação sobre o ataque ter sido provocado por uma variante do WannaCry.