1. Usar aspas | Está à procura de quem disse uma frase específica? Colocar essa frase dentro de aspas vai diminuir o número de resultados que lhe são apresentados, mas vai aumentar a eficácia da pesquisa final.
2. Usar um hífen para excluir palavras | Já está a prever que o Google lhe vai dar resultados que não são aqueles que procura? Então limite a pesquisa ao incluir um hífen antes de uma ou mais palavras, pois desta forma o Google vai evitar resultados que tenham esses termos.
3. Pesquisar em sites específicos |
Lembra-se de algo que viu num site específico, mas já não sabe como encontrar de novo essa informação? Uma pesquisa no Google ajuda, sobretudo se especificar o site em questão. Deve escrever a palavra site, seguido de dois pontos, assim ‘site:insider.dn.pt’.
4. Encontrar sites semelhantes |
Gosta de um site específico e gostava de conhecer outros sites semelhantes? Então no Google só precisa de inserir a palavra ‘related’ seguida de dois pontos e o endereço do site do qual está à procura de alternativas.
5. Fazer contas e conversões diretamente no Google (em inglês) |
Se introduzir uma conta por extenso no Google ou então uma conversão monetária, o Google vai dar-lhes os resultados diretamente na página de pesquisas.
6. Mantenha a pesquisa simples |
Por vezes quanto menos palavras usar, mais precisos vão ser os resultados. Por exemplo, ‘restaurante perto de mim’ vai dar-lhe uma lista de restaurantes nas proximidades, sem que esteja a procurar por uma tipologia específica de comida.
7. Encontrar um formato específico de ficheiro | Está à procura de um PDF? Então que tal dizer isso diretamente ao Google? Na pesquisa basta escrever filetype:pdf. E funciona também com outros formatos de ficheiros.
8. Usar os diferentes separadores de pesquisa | O Google não pesquisa apenas por links, ainda que estes sejam os primeiros resultados mostrados ao utilizador. Nos separadores, em cima, tem imagens, vídeos, mapas, compras, livros, voos, entre outras opções.
9. Usar asteriscos para o Google completar a frase | Lembra-se de parte de uma frase, mas não das palavras todas? Escreva a frase e no lugar das palavras das quais não se lembra coloque dois asteriscos e no meio um termo qualquer. O Google vai tentar encontrar o melhor ‘match’ para o que está em falta.
10. Pesquisar com comandos de voz |
Se tiver um microfone no computador - no smartphone é garantido -, então pode pesquisar através da voz e evita escrever o que quer.
11. Pesquisar por palavras num URL | Os URL são os endereços dos conteúdos que existem nas web e contêm, na maior parte das vezes, as palavras certas da sua pesquisa. Mas se quiser pesquisar mesmo por um URL, então basta usar a formulação ‘allinurl’, dois pontos e escrever as palavras que quer encontrar num URL.
E se as pesquisas que faz no Google pudessem ser muito mais eficazes? Seja no computador, tablet ou smartphone, só precisa de conhecer estes truques.
Nada é mais simples do que fazer uma pesquisa no Google: basta escrever o que queremos na ‘caixa mágica’ e em menos de um segundo temos milhares de resultados mesmo à nossa frente. Os algoritmos da empresa já são inteligentes o suficiente para nos darem resultados de grande eficácia, mesmo quando nem sequer escrevemos bem o que estamos a procurar.
Mas para obter os melhores resultados possíveis, não basta simplesmente ‘despejar’ palavras no motor de busca. Existem pequenos truques e dicas que ajudam a segmentar a pesquisa e a devolver ao utilizador resultados muito mais eficazes.
Na galeria em cima pode ficar a conhecer 11 desses truques.