A TOMI WORLD, multinacional portuguesa, acaba de lançar um serviço inovador resultante de um protocolo de colaboração entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) que traz a Loja de Cidadão para a rua. O TOMI passa a disponibilizar a informação do Mapa de Cidadão, bem como permitir o acesso a senhas virtuais de atendimento para as Lojas de Cidadão e outras entidades públicas.
O utilizador poderá selecionar no TOMI o serviço e a Loja de Cidadão pretendida, recebendo a respetiva senha por SMS no seu telemóvel. Com este serviço reduzem-se os tempos de espera na loja, uma vez que o TOMI informa o número de pessoas em espera e o tempo médio de atendimento. As pessoas podem aceder a esta informação e evitar as filas na loja, já que é possível receber um alerta quando faltarem 3 senhas para a sua vez.
“Queremos ter um papel fundamental na dinâmica das smart cites ao disponibilizar no TOMI informação e serviços oportunos”.
José Agostinho, CEO da TOMI WORLD
Este novo serviço pretende reduzir significativamente os tempos de espera na loja e ajudar os cidadãos a aceder aos serviços públicos de forma facilitada em qualquer TOMI de Portugal. Este é um serviço único a nível mundial que irá contribuir para o desenvolvimento das smart cities.
O CEO da TOMI WORLD sublinha ainda que “renovar uma carta de condução ou tirar um passaporte ou qualquer um dos outros serviços presentes na administração central, tornam-se mais acessíveis e confortáveis para quem precisa. Trazemos mais oferta para a rua e tornamos os serviços públicos mais próximos dos cidadãos. Estamos também a trabalhar em outras funcionalidades para tornar as cidades mais inteligentes.”
A inauguração oficial do serviço e assinatura do protocolo com a AMA, feita com a chave móvel digital, contou com a participação da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca; e do presidente da AMA, Pedro Silva Dias.
E o que é o TOMI?
É um equipamento de informação urbana, criado para servir e interagir com a população. Tem como objetivo disponibilizar informação e serviços oportunos, relevantes e atualizados, acessíveis a todas as pessoas todos os dias, no sítio certo e à hora certa, usando um critério de proximidade. O TOMI está implementado em mais de 100 cidades em Portugal, Brasil e mais recentemente, no Chile.
Com patentes registadas e alguns prémios internacionais, o TOMI é o resultado de sete anos de investigação e desenvolvimento, e cerca de seis anos em operação na rua. Inclui uma tecnologia considerada pela empresa única no mercado mundial, em evolução contínua, para acrescentar cada vez mais valor às cidades.