Publicidade Continue a leitura a seguir

Tim Berners-Lee. Inventou a Internet, mas agora quer lançar uma alternativa

Foto: Henry Thomas/MIT News

Publicidade Continue a leitura a seguir

É um dos pioneiros da Internet, mas agora Tim Berners-Lee quer lançar uma alternativa, onde os utilizadores possam ter um maior controlo da informação e da circulação dos dados.

O anúncio foi feito através da plataforma Medium, um dia depois do anúncio do ataque ao Facebook, que terá exposto as contas de 50 milhões de utilizadores. Com o título “One small step for the web” (um pequeno passo para a web), Tim Berners-Lee dá mais detalhes sobre a plataforma Solid, que está a desenvolver em conjunto com o MIT, “há alguns anos”, diz.

“Sempre achei que a web era para todos. É por isso que eu e outros lutamos ferozmente para a proteger. As mudanças que atingimos permitiram criar um mundo melhor e mais conectado”, diz Berners-Lee. “Mas para todo o bem que conquistámos, a web também se tornou um motor de divisão”.

Assim, Tim Berners-Lee apresenta a Solid, um projeto em desenvolvimento, que é uma plataforma de código aberto, para “restaurar o poder aos indivíduos na web”, é possível ler na publicação.

Leia também | 9 aplicações para aceder à internet e proteger a sua privacidade

“A Solid muda o modelo corrente, onde os utilizadores têm de dar os seus dados pessoais a gigante digitais, em troca de um determinado valor. Como descobrimos, isto não tem sido feito tendo em conta os nossos melhores interesses. A Solid é a forma como evoluímos a web, para conseguir restaurar um equilíbrio – ao dar a toda a gente o controlo dos seus dados, pessoais ou não, de uma forma revolucionária”.

A Solid não vai ser construída de raiz, explica Berners-Lee, mas sim usar a Internet atual como uma base. Não é a primeira vez que Berners-Lee mostra o seu descontentamento com o atual estado dos negócios na Internet – nomeadamente a relação que as grandes tecnológicas estabelecem com os utilizadores.

Leia também |“A internet abriu um mundo de possibilidades para o emprego de sonho”

Além de detalhar o principal objetivo da plataforma Solid, Berners-Lee anunciou também a criação de outra empresa, a Inrupt, que contará com John Bruce, antigo CEO da empresa de cibersegurança Resilient, como CEO.

A missão da Inrupt já está definida – o objetivo é que possa alavancar a adoção da Solid, que “enfrenta os desafios normais de um projeto de código aberto”, explica John Bruce, numa publicação no site da Inrupt. A ideia passa por “tornar a Solid numa plataforma mais conhecida e adotada tanto por programadores, como negócios e eventualmente… por todos”. Berners-Lee assumirá o cargo de CTO nesta organização.