Serviço de streaming divulgou dados de contas que visualizaram já a terceira temporada da série Stranger Things em quatro dias e é um recorde.
Longe vai o tempo em que a Netflix não mostrava a ninguém os dados de visualização dos seus filmes e séries. Agora, a informação pode não ser completa e constante, mas de tempos em tempos, quando há um novo conteúdo bem sucedido, a empresa norte-americana de streaming de vídeo – com cada vez mais rivais – mostra os seus números. E o que temos visto nos últimos tempos nesse departamento é verdadeiramente impressionante.
Desta vez foi a série Stranger Things 3 (a terceira temporada), que atraiu em apenas quatro dias um total de 40,7 milhões de contas. Ou seja, até pode ter tido bem mais utilizadores a ver a série, não só porque há quem veja acompanhado, mas porque cada conta pode ter vários perfis de utilizadores diferentes.
Leia também | Netflix prepara-se para ‘guerra’ contra Disney e compra marca de conteúdos infantis
O registo inédito torna esta a série mais vista em qualquer plataforma em tão curto período de tempo. A estreia foi a 4 de julho e, como habitual, todos os oito episódios ficaram desde logo disponíveis. A Netflix só considera que uma conta tenha assistido à série se viu pelo menos 70% de um episódio, no entanto, não há registos do público por região do planeta.
Mas o registo é impressionante também porque nesses mesmos dias 18,2 milhões de contas da Netflix já tinham completado a temporada inteira, que perfaz praticamente oito horas da série que se passa nos anos 1980 e que está repleta de referências culturais da época – nesta temporada há homenagens a filmes dessa época como Exterminador, Rambo, O Dia dos Mortos (de George A. Romero), Star Wars, Regresso ao Futuro, Godzilla ou Amanhecer Violento (onde um grupo de adolescentes defende os EUA de uma invasão soviética). Em destaque neste terceiro capítulo está também Maya Hawke, a filha de Uma Thurman e Ethan Hawke e que é já considerada uma das revelações da série de culto.
O número elevado não é surpreendente, já que a terceira temporada da série era uma das mais aguardadas do ano. A Netflix quebrou o seu recorde de visualização em filmes em junho, quando Murder Mystery (com Jennifer Aniston e Adam Sandler) acumulou quase 30,9 milhões de visualizações em três dias. Outra série da Netflix, Umbrella Academy, levou um mês para atingir 45 milhões de visualizações por contas do serviço de streaming.
A subida de visualizações em cada vez menos espaço de tempo mostra à Netflix e ao mercado como as audiências do serviço ainda têm espaço para crescer, numa altura em que rivais como a Disney ainda não estão totalmente operacionais e a HBO em Portugal começa a ganhar alguma expressão.
Há uma maneira rápida de descobrir se alguém roubou a sua conta Netflix