Não começaram no Instagram, mas ajudaram a alavancar os resultados da rede social. Agora, as Stories podem estar a caminho de mais uma plataforma – o YouTube.
Na verdade, o enredo das Stories – ou histórias, que estão visíveis durante 24 horas – começa no Snapchat, a aplicação do fantasminha amarelo. Durante um número limite de horas, os utilizadores podem carregar um conteúdo que depois é eliminado automaticamente. O conceito das histórias no Snapchat corria tão bem que o Facebook decidiu importar a ideia para o Instagram, no verão de 2016.
Leia também: Dez dicas acessíveis para dominar o Instagram
E, na altura, parecia que toda a gente queria importar o conceito das Stories para a sua plataforma – havia histórias no Snapchat, no Instagram, no Facebook e uma versão também no Messenger. Sendo que, nestas duas últimas, a rede social nunca conseguiu ter grande sucesso.
Agora, parece ser a Google quem está disposta a apostar no conceito das Stories, mas no YouTube, conforme refere o site Android Police. Normalmente, há testes de novas funcionalidades feitos com alguns utilizadores, ainda antes de estas serem lançadas – tanto que há utilizadores que têm acesso a essas versões de teste e outros não.
Neste caso, quem já conseguiu ver as Stories no YouTube refere não há grandes diferenças quando comparado com a interface utilizada no Instagram. Estarão colocadas no topo do ecrã, como acontece nas redes sociais, e terão um pequeno rebordo vermelho à volta.
Resta agora saber se o YouTube vai mesmo apostar nesta funcionalidade, depois de ter adicionado funcionalidades como um modo escuro na versão Android.