Através do Twitter, alguns subscritores de planos familiares do Spotify referem que estão a receber emails para confirmar, através de GPS, se partilham a mesma residência.
Meios como o The Verge ou o Quartz referem que o Spotify estará a querer confirmar se há mesmo famílias a sério a subscrever os planos familiares – que permitem ter acesso à versão premium do Spotify a preços mais acessíveis.
Segundo o Spotify, é possível incluir vários utilizadores neste tipo de plano (até seis pessoas), com a condição de que estejam registadas neste plano como partilhando a mesma morada. Depois disso, há um responsável de família, que fica como uma espécie de “chefe de família” deste plano. A questão é que o Spotify não estará completamente satisfeito com estes elevados números de grupos familiares – segundo fontes citadas por meios como a Billboard, esta lógica de partilha estará a fazer com que as receitas por utilizador estejam a decrescer significativamente nos relatórios trimestrais dos serviços de streaming.
Leia também | Spotify quer fazer playlists baseadas… em ADN
Agora, segundo alguns utilizadores partilharam no Twitter, há quem esteja a receber emails do Spotify para confirmar, através de sinal de GPS, se partilham mesmo o mesmo endereço. O email em questão pede ao utilizador para confirmar a morada – caso contrário, perderá o acesso ao plano familiar.
Depois disto, claro que surgiram várias perguntas: há famílias que partilham este plano e não residem necessariamente na mesma morada – veja-se o caso de alguém que tenha saído da residência familiar para estudar, por exemplo.
Leia também | 10 truques para usar melhor o Spotify
Através de um comunicado, o Spotify refere que “testa continuamente formas de melhorar as experiências dos utilizadores Premium ou familiares, em pequenos grupos em mercados selecionados”. Resta agora saber se se tratou de um estudo de funcionalidades ou se o Spotify começará a verificar as condições dos planos familiares de subscrição à séria…
Em Portugal, um plano familiar do Spotify custa 10,99 euros por mês, estando disponível para o utilizador e mais cinco pessoas.