Seat Minimó: um micro elétrico para revolucionar a mobilidade partilhada

A Seat apresentou no Mobile World Congress o seu novo conceito para a mobilidade nas cidades: um veículo de pequenas dimensões, totalmente elétrico, que esbate as barreiras entre um carro e uma mota e “é perfeito para serviços partilhados”. 

Estivemos no evento da tarde desta segunda-feira, em Barcelona, em pleno Mobile World Congress (MWC), onde o presidente da Seat, Luca de Meo, explicou a estratégia da marca, que vai liderar a micro mobilidade no grupo Volkswagen. Em destaque esteve o pequeno Minimó, um modelo pensado para ser usado por plataformas da mobilidade partilhada e para estar sempre em atuação. Além de elétrico, vem já preparado com espaço para sensores para ser, quando for possível, um veículo autónomo.

Tem semelhanças com o elétrico Renault Twizy, ou seja, fica entre uma mota e um carro, embora tenha quatro rodas. As portas do protótipo abrem para cima e lá dentro há um volante. Mas o Minimó vai trazer um sistema de troca de baterias, semelhante ao que a empresa de scooters elétricas, eCooltra, usa, para poder estar sempre em atividade.

A Seat acaba de apresentar em Barcelona um protótipo que quer mudar a mobilidade urbana partilhada (pode ler no sítio do costume: https://insiderq.dn.pt/noticias/seat-minimo-eletrico-mota-carro/)

Publicado por Insider.dn em Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

(vídeo do anúncio oficial feito pela Insider em Barcelona)

“O Seat Minimó foi especialmente concebido para se adaptar às plataformas de mobilidade que vão moldar o futuro da condução citadina, onde o tráfego vai ser mais restrito e onde apenas alguns operadores vão conseguir oferecer opções de mobilidade”, explicou o presidente da Seat, Luca de Meo. “O conceito que estamos a apresentar responde tanto às necessidades das cidades como a quem disponibiliza serviços de carsharing”.

O Minimó tem capacidade para dois passageiros, com o tal sistema de troca de baterias – o que possibilita o carregamento em poucos minutos, garante a marca espanhola. A Seat aponta que a autonomia do Minimó possa ir até aos cem quilómetros. Com a troca de baterias, a marca aponta que, com estes veículos a não depender inteiramente dos pontos de carregamento, isto poderá reduzir até 50% os custos das operações de carsharing.

A juntar a isto, também refere que as pequenas dimensões deste elétrico possibilitam o estacionamento nos espaços destinados aos motociclos. Este carro vai ter também conectividade com as redes móveis 5G e uma experiência que estará baseada numa chave Digital Access.

No MWC, a Seat está a mostrar como é que o carro 5G conectado poderá mudar a mobilidade. Resultante de uma parceria com o operador de telecomunicações Telefónica, a Seat mostra em modo de teste piloto as funcionalidades de um carro conectado.

Acompanhe aqui todas as novidades do Mobile World Congress. 

Carro elétrico mais barato do mundo custa 7600 euros