A Seat apresentou no Mobile World Congress o seu novo conceito para a mobilidade nas cidades: um veículo de pequenas dimensões, totalmente elétrico, que esbate as barreiras entre um carro e uma mota e “é perfeito para serviços partilhados”.
Estivemos no evento da tarde desta segunda-feira, em Barcelona, em pleno Mobile World Congress (MWC), onde o presidente da Seat, Luca de Meo, explicou a estratégia da marca, que vai liderar a micro mobilidade no grupo Volkswagen. Em destaque esteve o pequeno Minimó, um modelo pensado para ser usado por plataformas da mobilidade partilhada e para estar sempre em atuação. Além de elétrico, vem já preparado com espaço para sensores para ser, quando for possível, um veículo autónomo.
Tem semelhanças com o elétrico Renault Twizy, ou seja, fica entre uma mota e um carro, embora tenha quatro rodas. As portas do protótipo abrem para cima e lá dentro há um volante. Mas o Minimó vai trazer um sistema de troca de baterias, semelhante ao que a empresa de scooters elétricas, eCooltra, usa, para poder estar sempre em atividade.
A Seat acaba de apresentar em Barcelona um protótipo que quer mudar a mobilidade urbana partilhada (pode ler no sítio do costume: https://insiderq.dn.pt/noticias/seat-minimo-eletrico-mota-carro/)
Publicado por Insider.dn em Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
(vídeo do anúncio oficial feito pela Insider em Barcelona)
“O Seat Minimó foi especialmente concebido para se adaptar às plataformas de mobilidade que vão moldar o futuro da condução citadina, onde o tráfego vai ser mais restrito e onde apenas alguns operadores vão conseguir oferecer opções de mobilidade”, explicou o presidente da Seat, Luca de Meo. “O conceito que estamos a apresentar responde tanto às necessidades das cidades como a quem disponibiliza serviços de carsharing”.
O Minimó tem capacidade para dois passageiros, com o tal sistema de troca de baterias – o que possibilita o carregamento em poucos minutos, garante a marca espanhola. A Seat aponta que a autonomia do Minimó possa ir até aos cem quilómetros. Com a troca de baterias, a marca aponta que, com estes veículos a não depender inteiramente dos pontos de carregamento, isto poderá reduzir até 50% os custos das operações de carsharing.
A juntar a isto, também refere que as pequenas dimensões deste elétrico possibilitam o estacionamento nos espaços destinados aos motociclos. Este carro vai ter também conectividade com as redes móveis 5G e uma experiência que estará baseada numa chave Digital Access.
No MWC, a Seat está a mostrar como é que o carro 5G conectado poderá mudar a mobilidade. Resultante de uma parceria com o operador de telecomunicações Telefónica, a Seat mostra em modo de teste piloto as funcionalidades de um carro conectado.
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