É uma criação da companhia aérea KLM Royal Dutch e quer ajudar a encontrar o caminho para o portão de embarque sem grande esforço. Tudo isto enquanto ainda dá uma ajuda a transportar a mala de cabine do passageiro.
Há dias em que encontrar o portão de embarque de um voo nem sempre é fácil – pode implicar corridas com malas e sprints desenfreados até ao portão. A KLM é conhecida por implementar novas tecnologias nos seus serviços, mas agora quer testar o robô Care-E, que vai estar disponível em alguns aeroportos internacionais.
Para começar, este ano o Care-E vai começar a ser utilizado no aeroporto JFK, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e no aeroporto internacional de São Francisco, também nos Estados Unidos. Depois disso, a KLM decidirá se quer ou não implementar a ideia em outros aeroportos.
Para começar, o passageiro apresenta o cartão de embarque ao robô, que vai fazer uma digitalização do mesmo. Depois disso, vai indicar no pequeno ecrã onde está localizado o portão e encaminhar-se para lá, utilizando indicações não verbais para comunicar com o passageiro.
A KLM refere que o Care-E ainda não é totalmente funcional, estando em fases de teste. Pode também não ser o campeão no que toca a velocidade: anda a quase cinco quilómetros por hora. Portanto, se for preciso fazer uma corrida até ao portão, se calhar é melhor deixar o Care-E ficar no controlo de segurança a descansar.
Este artigo foi originalmente publicado na edição de 19 de julho de 2018 do Diário de Notícias