Próxima geração do iPhone pode ter ecrãs ‘dobrados’

 

Anos após a polémica dos iPhone 6 que dobravam, a Apple parece estar interessada em assumir esta características nas próximas gerações do smartphone.

Depois de ter ‘esticado’ o ecrã ao máximo com o iPhone X, a Apple já está a pensar como pode aproveitar ainda mais espaço no smartphone. Ao que tudo indica, o ecrã do telemóvel vai crescer para os lados – literalmente.

Segundo a publicação Cult of Mac, a Apple submeteu uma patente na qual mostra interesse em ter um ecrã com extremidades arredondadas. Este espaço extra seria aproveitado para acrescentar botões e notificações que ajudassem o utilizador na interação com o telemóvel.

Leia também | Portugal na lista de países onde o iPhone é mais caro

Ao ter espaço nas laterais dos smartphones, a Apple também pode mover elementos que ajudam a libertar o ecrã principal para mais conteúdos. Uma das hipóteses que a tecnológica estará a considerar é mover a barra de aplicações fixas para a lateral.

A Apple pode ainda querer substituir os botões físicos por botões virtuais – trazendo assim para o iPhone um conceito que já está a explorar nos computadores Mac com a Touch Bar.

Leia também | Sete aplicações para iPhone que ‘dão baile’ às apps da Apple

Apesar da novidade que representaria para o iPhone em termos de design, o facto de o pedido de patente ser recente indica que esta característica poderá demorar alguns anos até ser integrada no smartphone. Ou, como acontece muitas vezes, as ideias que dão origem a pedidos de patente nunca chegam a ser concretizadas.

O conceito é recente – o pedido de patente, agora revelado, foi submetido há nove meses. A Apple pode, assim, acabar por seguir as pisadas da Samsung, que desde 2015 que já tem no mercado smartphones com ecrãs dobrados nas laterais – a estreia foi feita no Samsung Galaxy S6 Edge.