A rede social Instagram está a testar duas novas funcionalidades relacionadas com a segurança da conta dos utilizadores.
Já era possível a remoção de seguidores para quem tinha a conta privada, mas agora a funcionalidade também estará disponível para utilizadores com conta pública, que já não precisarão de bloquear seguidores para os remover dos seguidores. Outra nova função será a de poder proteger o seu perfil através de vários níveis de verificação de identidade.
Remover utilizadores da lista de seguidores do Instagram é, para quem tem uma conta pública, uma forma mais leve de retirar certos utilizadores sem a necessidade de os bloquear. Com esta nova funcionalidade, o utilizador escolhe quem o pode seguir de acordo com os seus critérios, através da opção que tem surgido aos do Android, através da opção ‘remover seguidores’. Como acontece na opção das contas privadas, pode retirar estes utilizadores sem que estes sejam notificados.
Outra nova funcionalidade do Instagram está ligada à segurança da conta. Os utilizadores vão poder fazer uma verificação de identidade, sem ser com o número de telemóvel. Esta nova funcionalidade, que por enquanto estará em fase de testes, terá sido pensada com o intuito de evitar hackings de cartão SIM.
Este tipo de autenticação, através de torna também mais difícil o trabalho dos hackers visto que com o sistema antigo a alteração ou recuperação de password era feita via SMS, agora é feita a verificação de identidade com o sistema do Google Authenticator, aplicação que gera um código de acesso aleatório, sem necessidade de SMS.
Nos últimos tempos, têm sido vistos vários casos de hacking a contas de Instagram – principalmente a utilizadores que tenham um número considerável de seguidores. A autenticação de dois factores era uma funcionalidade pedida pelos utilizadores do Instagram há já algum tempo.