Além de ter anunciado a novidade IGTV, o Instagram anunciou que já conta com mil milhões de utilizadores ativos. A aplicação continua em franco crescimento.
Em setembro do ano passado, a última vez que deu números sobre o número de utilizadores, o Instagram contava com 800 milhões de pessoas que utilizavam a aplicação de forma ativa.
Em abril do ano passado, o Instagram apresentava números de 700 milhões de utilizadores. Segundo os dados que vai revelando, em jeito de pequenos pontos de situação, o Instagram vai crescendo exponencialmente, ao conquistar milhões de utilizadores entre os anos.
O Facebook, o dono do Instagram, pode ser a rede social com o maior número de utilizadores (no primeiro trimestre deste ano contava com 2,2 mil milhões de utilizadores), mas é o Instagram quem leva a melhor no que toca a percentagens de crescimento. O Instagram cresce a perto de 5% ao ano no número de utilizadores, enquanto o Facebook ronda os 3%.
No ano passado, era fácil justificar o crescimento do Instagram – no verão de 2016, o anúncio das ‘Stories’, inspirado no Snapchat, conquistou milhões de utilizadores e o aumento das funcionalidades das histórias ao longo de 2017 contribuiu para um crescimento continuado. Com o anúncio da IGTV, resta saber como é que a comunidade de utilizadores do Instagram vai reagir a esta nova aposta no vídeo.
Depois de as Stories terem colocado o Instagram em competição com o Snapchat, a IGTV, que tem direito a uma aplicação própria, entra em território até aqui explorado pelo YouTube.