A forma de navegar no Instagram poderá vir a mudar: tudo porque a rede social de partilha de imagens estará a ponderar adotar a mesma lógica de navegação que é usada nas Stories.
Até aqui, a forma como se usa o Instagram é bastante tradicional: deslizando o dedo pelo ecrã do smartphone pode avançar entre as publicações. Agora o caso pode vir a mudar de figura, já que a rede social está a testar uma forma em que, através de pequenos toques, poderá avançar ou recuar entre os posts.
Este teste foi detetado por um utilizador chamado Suprateek Bose, que recorreu ao Twitter para mostrar um screenshot do teste, que está a ser feito através do separador ‘Explorar’ do Instagram – que também foi alvo de mudanças nos últimos tempos.
Se isto parece familiar, é porque é mesmo: a lógica de navegação que está em estudo é exatamente a mesma que é usada nas Stories. Um toque à direita permite avançar para o próximo post, por exemplo. Vale a pena recordar que as Stories são atualmente um dos maiores sucessos do Instagram, tendo ajudado a alavancar o número de utilizadores da rede social.
Leia também | E ao 8º aniversário, o Instagram pode nunca mais ser o mesmo
Entretanto, também no Twitter, Matt Navarra, consultor na área de redes sociais, que também já geriu as redes sociais do site The Next Web, partilhou uma atualização sobre o assunto. O Instagram está efetivamente a fazer este tipo de testes, mas quer condicioná-los apenas ao separador ‘Explorar’, pelo menos de momento.
Instagram has confirmed to me this is a test for content in the Explore tab only right now. And no current plans to test in main feed at the moment.
— Matt Navarra (@MattNavarra) October 11, 2018
Este tipo de testes nas redes sociais têm vindo a tornar-se bastante habituais. De vez em quando, é normal que alguns utilizadores tenham acesso a estas funcionalidades de teste, para que seja possível perceber de que forma reagem os utilizadores às mudanças.
Na galeria de imagens acima, veja uma breve evolução das mudanças que o Instagram tem feito ao longo dos anos.
Leia também | Estes são os portugueses que dominam o Instagram