O Facebook e os seus produtos, como o Instagram, utilizam anúncios para se conseguir financiar – isso não é segredo. Recentemente, a rede social liderada por Mark Zuckerberg já tinha avisado que estaria a ficar sem espaço para mais anúncios no feed de notícias dos utilizadores e, por isso, estaria a pensar estender os anúncios a aplicações como o Messenger.
Ao longo deste ano, já tem sido visível essa aposta por parte de Facebook, mas a experiência pode vir a tornar-se ainda mais intrusiva. Tudo porque a empresa está a pensar colocar os anúncios de vídeo a reproduzir automaticamente dentro da aplicação, conforme refere a publicação Quartz. E a questão é que nem é preciso fazer grandes estudos de mercado para perceber que os fãs da funcionalidade de ‘autoplay’ são uma escassa fatia de utilizadores.
A empresa terá dito, através de um comunicado enviado à Quartz, que “as pessoas que utilizam o Messenger todos os meses são prioritárias e que continuarão a ter domínio da sua experiência” com a aplicação. Mas ter controlo da experiência não será sinónimo de poder abdicar dos anúncios.
À semelhança daquilo que acontece nos outros produtos do Facebook, só poderá esconder um anúncio, reportá-lo caso ache que não seja adequado ou gerir as suas preferências de publicidade.
As primeiras experiências com anúncios que começam automaticamente começarão a chegar a alguns utilizadores do Messenger já na próxima semana, diz o site Quartz.