A nova versão do Gorilla Glass tem maior qualidade para proteger smartphones de quedas, mas na questão dos riscos no ecrã a proteção é exactamente a mesma da geração anterior da tecnologia.
Há uma nova tecnologia para tornar os ecrãs dos smartphones mais resistentes a quedas. O Gorilla Glass 6, apresentado esta semana, foca-se em garantir durabilidade a longo prazo: o seu smartphone não vai resistir apenas a uma queda grave, vai conseguir resistir até 15 ‘desastres’ antes de partir.
Segundo os testes realizados pela Corning – deixar cair o telemóvel a um metro de altura e em superfícies duras -, os resultados desta nova tecnologia são duas vezes superiores ao estado atual da arte.
Atualmente os vidros produzidos pela Corning marcam presença em mais de seis mil milhões de smartphones, sendo a tecnologia escolhida pelos principais fabricantes, como a Apple e a Samsung.
A empresa norte-americana diz que o novo vidro já está em produção e que já foram dadas amostras às maiores marcas de smartphones. Os primeiros equipamentos com Gorilla Glass 6 devem chegar ao mercado ainda antes do final do ano.
Mas nem tudo é ‘evolução’ nesta nova versão do vidro: não apresenta melhorias ao nível da resistência a riscos. Os vidros frontais têm a mesma durabilidade que o Gorilla Glass 5, a versão que atualmente é usado pelas fabricantes.
Este artigo foi originalmente publicado na edição de 20 de julho de 2018 do Diário de Notícias