É uma das funcionalidades da app mais aguardadas e chega em breve aos utilizadores de todo o mundo.
Existem cada vez mais radares de velocidade, mas a tecnologia também pode ajudar na hora de os sinalizar e alertar os condutores a manterem-se abaixo da velocidade máxima permitida e evitar as temidas multas. É isso mesmo que a Google vai agora introduzir na sua app, Maps, uma das mais relevantes a nível mundial na área de GPS.
Este tipo de informação já é disponibilizado pela Waze, uma app inovadora comprada em 2013 pela Google (por 966 mihões de dólares, ou 850 milhões de euros). Agora é também utilizada na Google Maps, pelo menos para alguns utilizadores.
Radares em tempo real
A Google já começou a testar a função com alguns utilizadores, dando a indicação das câmaras existentes na via pública. Além de ter as zonas já referenciadas oficialmente, a app também permite reportar a existência de novos radares, tal como a Waze permite, para que uns possam avisar os outros.
Alguns utilizadores que já têm a função, indicam também que a app dá notificações sonoras alertando para a aproximação de um radar.
Resta saber quando é que a funcionalidade deixa de estar em testes e disponíveis apenas para alguns e passa a estar disponível para todos.
Recentemente, num teste feito pela Deco Proteste, a app Waze ganhou o prémio de aplicação de GPS com melhores resultados, de acordo com vários critérios, incluindo o consumo de dados. Pode ler esse artigo aqui.
Testámos um caderno em papel que também é digital. O futuro chegou