Ao fim de quatro anos, a Google chega a acordo com fisco francês. A empresa vai pagar 965 milhões de euros para pôr fim a acusações de fraude fiscal.
A Google vai pagar uma coima de 500 milhões de euros ao fisco francês, para pôr fim a uma investigação com quatro anos. No entanto, o valor total a desembolsar vai rondar os 965 milhões de euros, já que a Google vai pagar também 465 milhões de euros por taxas adicionais.
Em causa está a falta de pagamentos da Google ao Estado francês: os investigadores apontam que a Google não terá declarado todas as suas atividades, para conseguir pagar menos impostos, indica a Reuters.
Leia também | Quanto de impostos pagou a Amazon por 11,2 mil milhões de lucros? Zero
A tecnológica norte-americana tem a sua sede europeia registada em Dublin, na Irlanda. Declarando menos atividades em França, a tecnológica estaria a evitar pagamentos mais avultados, considerou o fisco.
Através de comunicado, a tecnológica indica que “foi posto um ponto final às disputas ligadas a impostos, que existiam em França há muitos anos”.
Leia também | Questões de privacidade no YouTube podem vir a custar 200 milhões à Google
O fisco francês tem intensificado as multas às grandes tecnológicas: este ano, já fez a Apple pagar 500 milhões de euros. O ano passado, era tempo de a Amazon pagar 200 milhões de euros devido a impostos em atraso.