Publicidade Continue a leitura a seguir

Este gadget quer concorrer ao título de ‘telefone mais pequeno do mundo’

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mesmo em época de smartphones com várias polegadas de ecrã, há quem queira opções de dimensões mais reduzidas. No Japão, por exemplo, até se fazem telefones do tamanho de cartões de visita, como é o caso deste  KY-O1L. 

A criação já está a ser apelidada de ‘telefone cartão de visita’ – mesmo que até esse tipo de cartões tenha vindo a cair em desuso. Este telefone vai custar cerca de 300 dólares, cerca de 260 euros.

O KY-O1L é feito pela empresa japonesa Kyocera e vai ser vendido através da NTT Docomo, um operador de telecomunicações japonês. A principal distinção deste pequeno telefone vai ser a questão das dimensões – já que o terminal é bastante parco em funcionalidades. Tem apenas 5,3 milímetros de espessura e pesa cerca de 47 gramas – consideravelmente mais leve que os habituais telefones do mercado.

Leia também | 10 dicas para poupar a bateria do smartphone

Outra diferença deste telefone é o ecrã, que imita o tipo de ecrã utilizado em alguns e-readers, como o Kindle, ao tirar partido da tecnologia e-paper. Tem conectividade LTE e uma bateria com uma capacidade de 380 mAh.

Claro que há algumas cedências a fazer, já que não há lojas de aplicações para ir buscar um Candy Crush, quem sabe, ou uma câmara para poder alimentar o Instagram ou o Facebook. Mas ao menos sempre pode navegar na Internet… São pequenos preços a pagar por este pequeno telefone.

Nos últimos tempos, temos assistido àquilo que pode ser o regresso dos pequenos telefones: a Palm anunciou esta semana que está de regresso, com um smartphone de dimensões reduzidas, e há também um telefone ainda mais pequeno, que é pouco maior do que uma moeda.