Não é segredo que o Facebook quer ter uma moeda própria. Agora, o The Wall Street Journal avança que o lançamento pode estar para breve e que há grandes empresas, como a Visa, Mastercard ou a Booking.com prontas a apoiar esta rede.
O jornal norte-americano aponta que empresas de diversas áreas, desde os pagamentos, telecomunicações ou e-commerce, como a Visa, Mastercard, PayPal, Uber, Stripe ou a Booking.com podem vir a investir cerca de 10 milhões de dólares cada, para formar um fundo para financiar o desenvolvimento desta moeda do Facebook.
É também indicado um nome provisório desta moeda: Libra. O site TechCrunch aponta que o lançamento poderá estar já marcado para o próximo dia 18 de junho. Ainda assim, esta moeda só seria lançada totalmente em 2020.
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O WSJ realça a particularidade de estarem envolvidas grandes empresas do mundo dos pagamentos, como a Visa ou a Mastercard – provavelmente interessadas em retirar benefícios da popularidade dos 2,4 mil milhões de utilizadores ativos que o Facebook tem.
Além das empresas de pagamentos, também fazem parte deste grupo de apoiantes organizações de e-commerce, como a MercadoLibre, particularmente forte no mercado da América Latina. Assim, além de o Facebook permitir o envio de dinheiro através de produtos como o WhatsApp ou Messenger, a disponibilização de uma moeda própria para as compras online, com este tipo de parceiros, pode ser uma das estratégias para fazer crescer uma futura base de utilizadores.
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Com o Facebook a braços com questões de regulação e a possível inclusão de representantes do regulador norte-americano na estrutura da empresa, o lançamento de uma possível moeda digital da empresa de Zuckerberg pode vir a aumentar a lista de preocupações no que toca ao campo da regulação.