A notícia foi avançada pelo site TechCrunch, que indica que o Facebook estaria a pagar a jovens para instalarem uma app de VPN, em troca de dados sobre a forma como usavam o smartphone.
A aplicação em causa estava disponível para os sistemas operativos Android e iOS, com o nome Facebook Research. O público-alvo desta app seriam os jovens e os adultos – segundo o TechCrunch, a faixa etária mais apetecível para a rede social estaria entre os 13 e os 35 anos. Como recompensa pelos dados, receberiam até 20 dólares por mês. A este valor ainda se poderia juntar um bónus, caso conseguissem referenciar mais amigos para este programa.
Em declarações a meios como o TechCrunch ou o The Verge, o Facebook já admitiu que recorre a este programa de pesquisa “para recolher dados sobre hábitos de uso”. Estas recompensas monetárias existiriam desde 2016.
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Depois de esta reportagem se ter tornado pública, o Facebook já encerrou a versão desta aplicação para iOS. No caso do sistema operativo da Google, ainda continuará disponível.
Não é a primeira vez em que se torna público que o Facebook está a recolher dados através de VPN. Já o fazia através do serviço de VPN, Onavo Protect,que adquiriu em 2013. Embora recolha dados através das suas aplicações próprias, os dados recolhidos através destes tipo de serviços permite perceber quem é que são possíveis concorrentes que possam fazer sombra à rede social.
Para terem acesso a esta aplicação Research, os utilizadores teriam de dar acesso a mensagens privadas, emails, históricos de pesquisa e outros dados de utilização de serviços.
O Facebook já emitiu a sua reação oficial sobre este assunto, indicando que “Factos importantes deste programa de pesquisa de mercado estão a ser ignorados. Apesar das questões iniciais avançadas, não havia nada de ‘secreto’ nisto; chamava-se literalmente Facebook Research App [aplicação de pesquisa do Facebook]”.
“Não havia nada de ‘espionagem’ dado que todas as pessoas que assinaram e participaram iniciavam um processo claro de adesão, onde era pedida permissão e eram pagas pela sua participação. Finalmente, menos de 5% das pessoas que participaram nesta pesquisa de mercado eram adolescentes. Todos estes que participaram fizeram-no com formulários parentais assinados”, diz um porta-voz do Facebook.
Nota: notícia atualizada às 17h31 do dia 30 de janeiro, para incluir comentário oficial divulgado pelo Facebook.