A fabricante chinesa OnePlus é conhecida por fazer chegar ao mercado smartphones capazes de rivalizar com os flagships de outras marcas, mas com preços bem mais reduzidos. Depois de agitar do lado dos smartphones, prepara-se para entrar no mercado dos televisores.
A informação vem de fonte segura – nada mais nada menos do que o fundador da OnePlus, Peter Lau, durante uma entrevista à Business Insider. Fundada em 2013, a OnePlus tem conseguido atingir bons números de vendas de smartphones e conquistado uma comunidade de fãs dos terminais da marca.
Agora, Peter Lau refere que agora é tempo de concretizar a visão que tem para os televisores, com o lançamento de uma TV que tire partido da lógica de ecossistema criado pela marca. “De momento, o mercado atual dos televisores é bastante tradicional naquilo que diz respeito a funcionalidades e experiência. E não há bem um sistema que integre a internet nesta experiência – e que faça com que a experiência criada se equipare àquilo que é esperado da sociedade conectada que temos”, explica Peter Lau, à Business Insider.
O fundador da fabricante chinesa acredita que será possível que este televisores OnePlus veja a luz do dia já no próximo ano. Além disso, menciona também atualizações de software que possam gradualmente tornar o televisor numa experiência mais inteligente.
Veja também | Digital Insider: Duelos de colunas ‘smart’ e de iPhone X e Oneplus 6
Mas há outro pormenor interessante nesta visão da OnePlus: que a televisão fique mais inteligente “ao longo de cinco anos”, o que mostra que há um claro interesse em que este produto tenha um tempo de vida mais longo. “Vai ser um processo passo a passo. Não vai ser algo perfeito desde o início ou absolutamente completo e revolucionário logo nos primeiros tempos”, adianta Peter Lau, fazendo um exercício de gestão de expectativas.
Relativamente a especificações deste televisor, sabe-se pouco. No entanto, Lau avança que a marca estará a desenvolver um televisor “premium, com especificações que estejam à altura”.
O fundador da OnePlus é claro em alguns pontos: começaram recentemente a desenvolver a OnePlus TV e acredita que “vai ser a próxima grande coisa para a empresa”.
Um mercado competitivo
A verdade é que a entrada da OnePlus no mercado da imagem não se avizinha assim tão fácil. A visão que a OnePlus tem para esta OnePlus TV, com uma experiência conectada e a tirar partido da inteligência artificial já está a ser trabalhada por outras marcas.
Fabricantes consolidadas no mercado apostaram forte no segmento da imagem na IFA: marcas como a Samsung ou a LG mostraram propostas já em formato 8K, com televisores de grandes dimensões.
Veja também | Inteligência artificial, televisões 8K e robôs: as tendências da IFA
A OnePlus vai ainda ter concorrência de outras fabricantes conterrâneas – veja-se o caso da HiSense, que nos últimos dez anos tem vindo a apostar numa estratégia de internacionalização.
Ainda assim, caso a OnePlus consiga traduzir para o mercado da imagem a lógica que tem no mercado dos smartphones, com produtos de boas características a preços mais baixos, devido à estrutura de venda online, pode já ter alguma vantagem.
Leia também | OnePlus 6 vai ter direito a uma Red Edition