Os responsáveis das big tech – Apple, Amazon, Google e Facebook – vão ser ouvidos em conjunto pelo Congresso dos Estados Unidos, numa altura de crescente escrutínio à atuação das grandes tecnológicas.
Com várias vozes a pedir uma maior regulação da atividades das plataformas digitais, os CEO das tecnológicas serão ouvidos no final de julho, confirmou a CNBC.
Assim, Tim Cook, da Apple, Sundar Pichai, da Google, Jeff Bezos, da Amazon, e Mark Zuckerberg, do Facebook, serão ouvidos pelo Congresso, numa audição que marcará o primeiro testemunho conjunto dos líderes das big tech. De acordo com a informação avançada pela CNBC, ainda não foram divulgados detalhes sobre o formato destas declarações ou uma data concreta para a realização desta audição.
Os CEO da Apple, Facebook e Google já testemunharam perante o Congresso em diversas ocasiões, nomeadamente sobre temas ligados a privacidade. Já no caso de Jeff Bezos, da Amazon, será uma estreia perante o Congresso dos Estados Unidos.
A presença dos líderes das quatro grandes tecnológicas foi pedida para complementar a investigação que está a decorrer já desde o ano passado, que pretende apurar mais informação sobre a presença dominante destas empresas no mercado digital. Estes testemunhos poderão marcar os últimos passos para concluir a investigação, que poderá servir para a elaboração de novas propostas legislativas para regular este setor de atividade.
Estas quatro empresas são apontadas por alguns congressistas como demasiado grandes, tendo uma posição dominante no mercado. O escrutínio e atenção à dimensão destas empresas não tem sido feito apenas nos Estados Unidos – Margrethe Vestager, comissária Europeia para a Concorrência, tem sido uma das vozes mais críticas às práticas destas empresas.
Trump ameaça “fechar” redes sociais após alertas de verificação de factos do Twitter