A plataforma de streaming de música Spotify acusou a Apple de criar condições adversas para a concorrência.
A Comissão Europeia está a preparar-se para lançar, nas próximas semanas, uma investigação à Apple sobre as suas práticas concorrenciais. A investigação de Bruxelas surge depois de o serviço de streaming de música Spotify ter acusado a fabricante do iPhone de “inclinar o jogo para prejudicar os concorrentes”, de acordo com as informações do Financial Times (FT).
Em março, a plataforma de streaming apresentou uma queixa oficial junto das autoridades europeias, alegando que a empresa da maçã tem tido um comportamento ilegal e que abusou da posição dominante da App Store para favorecer o seu serviço Apple Music. Segundo o jornal, a queixa apresentada centra-se no facto da política da companhia liderada por Tim Cook cobrar aos fornecedores de conteúdos digitais uma comissão de 30% por utilização do seu sistema de pagamentos para subscrições comercializadas na App Store. É que esta política aplica-se a serviços como o do Spotify, e outros serviços de subscrição na área da música, mas não a aplicações como a Uber.
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Após avaliar a queixa e de pesquisar a posição dos clientes, rivais e restantes atores do mercado, a Comissão Europeia decidiu lançar uma investigação formal sobre a conduta da Apple, de acordo com três fontes conhecedoras do processo do FT. Esta ação de Bruxelas, que deverá acontecer nas próximas semanas, surge numa altura em que a guerra em relação aos futuro da indústria da música está ao rubro.
A plataforma Spotify lidera este mercado – ainda há dias anunciou que tinha alcançado o marco de 100 milhões de utilizadores pagos – mas a concorrência de empresas como a Apple e a Amazon está a intensificar-se. Numa entrevista concedida recentemente ao jornal económico, o CEO da Spotify, admitiu que a longa batalha com a fabricante do iPhone tinha se tornado “insustentável”.
Spotify atinge os 100 milhões de subscritores pagos
O Spotify é o primeiro serviço de streaming de música a chegar aos 100 milhões de utilizadores pagos. A empresa sueca ultrapassou as expectativas de subscritores pagos para o primeiro trimestre, tendo conseguido conquistar mais quatro milhões de clientes nos primeiros três meses do ano – acima das previsões dos analistas, que esperavam um aumento de 3,3 milhões de utilizadores Premium, a versão paga do Spotify, entre janeiro e março.
A aposta no mundo dos podcasts tem sido uma das táticas da empresa sueca, que adquiriu a Gimlet Media e a Anchor, por exemplo. Recentemente, o Spotify anunciou também a aquisição da Parcast, um estúdio de podcasts, por um valor estimado de 100 milhões de dólares. Ao atingir a marca dos cem milhões de utilizadores pagos, que têm acesso a mais funcionalidades em troca de uma mensalidade de 6,99 euros, o Spotify ultrapassou a concorrência Apple Music. O serviço de streaming de música da empresa norte-americana contava com 56 milhões de subscritores pagos (dados de novembro de 2018, da Statista).
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