O ROG Phone chegará ao mercado português em outubro.
A ASUS fez ‘press start’ na edição de 2018 da Comic-Con Portugal com o anúncio de ROG Phone, um novo smartphone que pretende “mudar as regras do jogo com o seu design inspirado numa consola”, diz a marca.
Criado por e para gamers – a ASUS uniu forças com uma equipa de eSports do universo mobile durante o desenvolvimento – este é um dispositivo que, diz a marca, alia o melhor dos smartphones tradicionais, com o melhor da tecnologia de gaming para uma performance de alto desempenho no que diz respeito aos videojogos.
“Este lançamento significa muito para a ASUS. A concretização disso é pegarmos no primeiro smartphone de gaming que criámos e chamarmos-lhe ROG Phone”, explica André Gonçalves, representante da ASUS em Portugal à Insider. “Estamos no mercado, a sério, e a trazer coisas diferentes. É uma inovação em termos de engenharia e a linha ROG é sempre o topo”, continua.
Para os desafios do dia-a-dia. Para os desafios virtuais.
“Não quisemos prescindir de nada. A nossa ideia é ter o nosso telemóvel do dia-a-dia e adicionar a vertente de jogos de forma integrada”, explica-nos André Gonçalves, quando o questionamos sobre a dualidade do dispositivo.
Assim, as especificações tradicionais incluem processadores Snapdragon 845 – um grupo selecionado de CPU de 2 .96Ghz da Qualcomm (uma novidade, depois da longa parceria com a Intel) –, um ecrã AMOLED de seis polegadas (18:9), 8GB RAM e até 512 GB de armazenamento interno. A câmara frontal é de 8MP, com as duas câmaras principais, localizadas na parte de trás do smartphone, a terem 12 e 8 MP respetivamente, com um ângulo amplo de 120°.
Já do lado do gaming, há modos especiais para libertar a RAM para uma maior eficiência de jogo e performance de bateria (que é de 4000Ah), sensores ultra responsivos e uma ergonomia de jogo com porta lateral, sensores programáveis e sistema de feedback ultra rápido.
O ecrã inclui HDR nativo e dinâmico para videojogos, vídeo e fotografia, uma taxa de atualização de 90Hz para imagens suaves e cores vivas e está otimizado para jogar em ‘Paisagem’.
Adicionalmente, e para contornar aquele que é um dos grandes problemas do gaming no universo mobile – o aquecimento – o ROG Phone conta com o GameCool, um sistema exclusivo de arrefecimento 3D a vapor que permite uma área de dissipação 16 vezes superior do que o comum. Para os hardcore gamers, há ainda o AeroActive Cooler, um periférico externo que permite arrefecimento extra e que vem incluindo com o smartphone.
Triforce: três extras para expandir a experiência de jogo
Além deste periférico, o dispositivo conta ainda com uma gama de extras, vendidos em separado, que o tornam num híbrido do gaming, permitindo experiências locais ou em movimento.
A doca TwinView permite transformar o ROG Phone numa consola de duplo ecrã, uma funcionalidade que pode ser utilizada para expandir a experiência de jogo – tendo, por exemplo, acesso à ação, no primeiro ecrã, e acesso ao mapa, no segundo– e ainda servir de ferramenta de streaming (os streamers poderão estar a jogar no primeiro ecrã e, em simultâneo, ver as informações de transmissão no segundo ecrã, se assim o desejarem).
Já a doca Mobile Desktop permite ligar o dispositivo a um monitor 4K UHD externo e ao rato e teclado e, assim, jogar as experiências mobile no PC. Por fim, o comando Gamevice e a doca WiGig permitem, em conjunto, jogar num grande ecrã, sem fios, e com latência ultra baixa – à semelhança do que acontece com as consolas domésticas.
Mudar as regras do jogo
A nova aposta da ASUS chega num momento em que a popularidade dos jogos mobile é alvo de um boost pronunciado, em parte, devido ao sucesso do lançamento das versões mobile (e gratuitas) de jogos de peso, como Fornite e PUBG Mobile. Adicionalmente, e com a mudança de paradigma, há uma tendência de consumo dos jogadores que, agora, procuram experiências integradas de gaming – local e portátil, sem ter de abdicar de nada, incluindo performance e autonomia.
Talvez seja por isso que André Gonçalves define este lançamento como “Game Changer”. E, na mudança das regras do jogo, a ASUS aposta num dispositivo que une o melhor de dois mundos – o real e o virtual – para expandir a linha ROG e levá-la da secretária para a rua. E, sim, o ROG Phone inclui o emblemático sistema de luminosidade da ASUS Aura RGB.
O resultado final? Teremos de esperar até final de outubro, altura em que o dispositivo chegará ao mercado português, para saber. Por anunciar, está ainda o valor final do ASUS ROG Phone.
Até lá, a novidade estará disponível para experimentação no stand da ASUS, durante os quatro dias da Comic-Con Portugal. O evento decorre no Passeio Marítimo de Algés, de 6 a 9 de setembro.