Nesta galeria pode conhecer 11 segredos do Facebook Messenger | 1. Enviar mensagens secretas | Pode enviar para os seus contactos uma mensagem 'secreta', o que na prática significa que está encriptada. Pode também escolher por quanto a conversa fica disponível, de cinco segundos a um dia inteiro. Depois de concluído esse tempo, a mensagem fica ilegível em todos os dispositivos. Para enviar mensagens secretas só precisa de abrir uma conversa nova, selecionar o cadeado na parte superior direita do ecrã e escolher os contactos com quem quer falar.
2. Códigos de perfil | Leia o código disponível, na foto de perfil do Messenger dos seus contactos, para encontrar de imediato a página dessa pessoa. É uma forma interessante de promover conversas no Messenger, sobretudo em páginas web ou quando é travada uma nova amizade cara a cara. Deste modo não tem de procurar o utilizador dentro da aplicação do Facebook.
7. Enviar localização | É possível mostrar através de uma mensagem o local onde está. É enviada para a outra pessoa, a sua localização, em modo GPS. Esta partilha pode durar até 60 minutos. Basta carregar no símbolo azul de 'Mais' que aparece à esquerda, nas mensagens, e selecionar a opção Localização.
10. Associar outra conta | Como o Facebook Messenger é um serviço independente da rede social, é possível na aplicação ter mais do que uma conta adicionada. Para isso basta carregar na sua fotografia para aceder às opções e depois procurar o separador 'Mudar de conta'. Aí vai poder adicionar outros perfis para utilizar no Messenger.
11. Ativar ou desativar o assistente M | O Facebook criou o M para facilitar algumas interações. Mediante as palavras que usar, este assistente vai sugerir ações, seja a partilha de uma localização ou a de um autocolante. Se achar este 'agente' demasiado intrusivo, saiba que é possível desativá-lo. Basta aceder às opções do Messenger e escolher o separador 'M'. Aí pode desligar esta funcionalidade.
O Facebook não está a perder tempo no que à atualização do Messenger diz respeito – e à funcionalidade de poder apagar mensagens que já foram enviadas. Esta novidade já está a chegar a utilizadores de alguns mercados.
Na semana passada, já tinha sido noticiado que, em breve, chegaria ao Messenger esta funcionalidade, através de uma indicação na loja de aplicações da Apple. Nessa altura, também foram dadas mais explicações sobre como funcionaria: vai ser dado ao utilizador um prazo de dez minutos para poder apagar uma mensagem ou imagem que foi enviada por engano, por exemplo.
É habitual que as funcionalidades deste tipo cheguem a diferentes ritmos. Os primeiros a ter acesso à novidade foram os utilizadores da Bolívia, Colômbia, Lituânia e Polónia, tanto de Android como iOS. É esperado que a funcionalidade chegue gradualmente a mais utilizadores de outros países, já que se trata de um plano à escala global.
Mas esta não será a única questão ligada a esta funcionalidade de poder apagar mensagens. O Facebook quererá ainda colocar no Messenger funcionalidades como prazos para mensagens expirarem, mesmo em conversas que não sejam encriptadas.
Também esta semana, o Facebook fez o ‘roll out’ do novo aspeto do Messenger. No entanto, acabou por voltar ao aspeto antigo, devido às críticas de vários utilizadores.