Facebook. Além de multa, acordo com regulador pode trazer novos executivos à rede social

Facebook
REUTERS/Beck Diefenbach

O Facebook e a FTC, que supervisiona as práticas empresariais nos Estados Unidos, estarão a tentar chegar a acordo relativamente aos problemas de privacidade da rede social. Além de uma avultada multa, o acordo poderá representar também a inclusão de novos executivos na estrutura da empresa. 

A notícia é avançada pelo Politico, que aponta que o acordo inclua, além de uma multa que poderá variar entre os 3 e os 5 mil milhões de dólares, a criação de novos lugares na estrutura do Facebook. “Um possível acordo pode exigir a colocação de executivos focados na privacidade nos níveis mais altos da empresa”, aponta o site, citando uma fonte ligada às negociações.

Esta semana, durante a apresentação de Mark Zuckerberg na conferência F8, o CEO da rede social referia que “a privacidade é o próximo capítulo” da história da empresa. A juntar a isto, Zuckerberg frisava também que iriam colaborar de perto com entidades e especialistas em privacidade – ainda que não tenha indicado quem seriam estas figuras.

De acordo com o Politico, será Mark Zuckerberg a assumir o papel de ‘designated compliance officer’, algo como o papel de responsável por conformidade com as práticas de privacidade.

Leia também | Facebook poderá enfrentar multa milionária por violação de privacidade

O acordo refere ainda que estas novas figuras terão de ser aprovadas pelas autoridades federais. Além de figurar na estrutura do Facebook, as ideias destes executivos precisarão ainda de ser discutidas com um “comité independente de supervisão de privacidade”, que será criado para avaliar as decisões da rede social. Neste grupo, estariam também incluídos membros do Facebook.

Por enquanto, fica por esclarecer se as decisões do comité poderão efetivamente ter algum tipo de autoridade ou influência no destino dos produtos do Facebook, que tem sob a sua alçada a rede social, o Messenger, Instagram e WhatsApp.

Leia também | Facebook prepara-se para o maior redesign dos últimos cinco anos

A FTC está a investigar a participação do Facebook no caso Cambridge Analytica, onde terão sido violadas as práticas de privacidade e expostos os dados de 87 milhões de utilizadores na rede social.

Caso o Facebook e a FTC não consigam chegar a acordo, o assunto avançará para tribunal.

F8. Zuckerberg promete mensagens mais rápidas e uma versão para desktop do Messenger