A automação vai destruir milhares de postos de trabalho, mas também vai criar milhares de novos empregos. Se quiser adaptar-se a esta nova realidade, o melhor é ver a fotogaleria.
As máquinas vão mesmo ficar com os nossos trabalhos ou vão tornar-nos mais felizes? O debate ainda está em aberto, mas o que se sabe é que a automação está a chegar em força. Estima-se que 50% dos atuais postos de trabalho possam ser alvo de uma automação, seja ela feita por software ou por um robô.
“A automação está a chegar e precisamos de planeá-la. Se não planeares, vai haver consequências sociais”, disse o vice-presidente de automação da IBM, Mike Hobday, numa entrevista recente com a Insider.
À medida que este fenómeno fica mais evidente, surge a questão: o que é que os humanos podem fazer para manterem-se competitivos face às máquinas?
A resposta vem do Fórum Económico Mundial. O organismo revelou quais as dez características que os profissionais devem ter para garantirem uma melhor adaptação a este novo mundo mais automatizado que se avizinha.
Na prática, a ‘robotização’ do mundo do trabalho vai dar destaque às características que são únicas nas pessoas – o seu lado humano. Veja na galeria em cima quais são estas características e quantas delas é que já tem.
Preparado para sobreviver à revolução das máquinas?