Hoje em dia, é muito pouco provável que a sua informação seja totalmente privada. Vamos deixando migalhas digitais por aí e basta um registo em qualquer site para que a sua informação deixe de ser apenas sua. Mas há algumas coisas que é possível fazer para garantir que há menos pontas espalhadas dos seus dados.
Não há fórmulas mágicas nem grandes garantias para o sucesso desta operação – o número de empresas que fazem a comunicação com os clientes através das vias digitais continua a aumentar. Por isso, é improvável que vá conseguir viver sem um endereço de email, por exemplo.
Uma das facetas mais fáceis desta empreitada passa por apagar perfis das redes sociais. Há, aliás, um número considerável de utilizadores que tem vindo a escolher sair do Facebook, principalmente depois do escândalo de privacidade da Cambridge Analytica ou depois do ataque mais recente, que expôs cerca de 50 milhões de acessos a contas de utilizadores.
Leia também | As 12 coisas que precisa mesmo de apagar do seu Facebook
Mas não é a única coisa que se pode fazer: também é possível apagar registos de sites de compras, por exemplo. Por vezes, são feitos registos apenas para comprar um produto específico num site – e lá fica um registo esquecido algures.
Na galeria acima, pode ver alguns exemplos de como pode tentar minimizar o seu rasto digital.
Leia também | Faça uma cópia dos dados que a Google tem sobre si em dois minutos