Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo iOS 12 já está disponível. O que é que traz de novo?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de ter revelado em junho as principais novidades do novo sistema operativo para os iPhone e iPad, a Apple vai disponibilizar hoje o iOS 12. 

A confirmar-se o ritual habitual, a atualização gratuita para o iOS será disponibilizada ao final da tarde desta segunda-feira. Não é preciso ter um dos novos iPhone para ter acesso a este iOS 12, claro – a compatibilidade com os smartphones mais antigos da marca vai até ao iPhone 5S, lançado em 2013. Do lado dos iPad, a compatibilidade vai até ao iPad Mini 2, também ele apresentado em 2013. Também o iPod Touch 6 vai poder ser atualizado para a versão 12 do iOS.

Leia também | iPhone XR: o smartphone ‘surpresa’ da Apple

Principais funcionalidades

Na altura, quando foram reveladas as principais diferenças, houve uma funcionalidade que saltou à vista: a possibilidade de ter acesso a um histórico de utilização do iPhone e iPad, para o utilizador ter acesso à contabilização do tempo que gasta a olhar para o ecrã. Chama-se ‘Screen Time’ e quem tem testado o novo iOS tem obtido resultados surpreendentes.

Mas esta não era a única funcionalidade que vai ser novidades neste novo sistema operativo para os dispositivos móveis. Há também novidades relativa à Siri, a assistente inteligente do iOS. Passará a ter a funcionalidade atalhos, onde o utilizador pode definir um conjunto de lembres ou comandos para ativar outras funcionalidades, por exemplo.

Leia também | Das 3,5 polegadas até aos iPhone Plus: esta é a evolução dos iPhone

Há ainda a questão das notificações agrupadas, que já é utilizada no Android, mas que chegará agora também ao iOS. Basicamente, em vez de receber várias notificações do Messenger, por exemplo, com o novo iOS passarão a estar todas agrupadas numa única notificação. A ideia é que não fique com o ecrã completamente atafulhado de cada vez que se liga à Internet.

Outra novidade é também o modo ‘Bedtime’, para quando o utilizador não quer ser incomodado. Durante um período de tempo, definido à partida, não são recebidas notificações (embora fiquem agrupadas no Histórico do telefone, para quando as quiser recuperar). Além disso, também a luminosidade do ecrã é reduzida, para evitar a questão da luz azul, que tendencialmente prejudica quando é hora de adormecer.

Leia também | Sete aplicações para iPhone que ‘dão baile’ às apps da Apple

Na galeria acima, pode ver quais foram as funcionalidades anunciadas pela Apple para o iOS 12, quando enunciou as novidades no WWDC, a conferência virada para os programadores.

Mais umas coisas a ter em consideração…

Por mais vontade que se tenha de experimentar o novo aspeto do iOS 12 e as suas principais funcionalidades, há que ter em conta que, habitualmente, costuma haver ‘bugs’ e pequenos contratempos de software, principalmente nos primeiros tempos do sistema operativo.

Se não quiser esperar, convém aplicar a regra de ouro e fazer uma cópia de segurança antes de tudo o que tem no iPhone ou iPad antes de embarcar na aventura de atualizar o iOS.

Para atualizar o iOS, basta ir até às definições e depois ao campo de software (convém também que coloque o iPhone ou iPad a carregar).  Por definição, o dispositivo vai avisar que há uma atualização de software para fazer, também.

Também há que pensar em termos de espaço disponível e, provavelmente, fazer algumas limpezas antes. O iOS 12 vai ocupar 2,77GB de espaço.

Leia também | Conheça os modelos do iPhone que a Apple descontinuou