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NOS. Testar 5G a conduzir um carro de emergência? “Em breve” poderá ser real

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NOS está a testar 5G com Huawei. Teste em ambiente real deverá ser “muito em breve”, diz operadora.

Parece um jogo de consola, mas do outro lado, numa pista a vários metros de distância, estão a ser conduzidos dois veículos de emergência numa pista de kart. Motivo? Testar a tecnologia 5G que a NOS quer implementar no mercado nacional.

“Estamos aqui para mostrar que as cidades também pode ser cidades 5.0”, comenta Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, durante a demonstração de 5G que a operadora está a realizar na FIL, em Lisboa, no Portugal Smart Cities Summit.

“É a primeira demonstração do 5G em Portugal em veículos de emergência. São dois carros, um de polícia e outro de bombeiros, que vão ser tripulados remotamente”, reforça. Dois veículos ‘de brincar’, mas o teste serve para verificar se o trabalho de 18 meses feito em laboratório pela operadora, em parceria com a Huawei.

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Para o teste na FIL foi montada uma antena a funcionar na faixa 3.5 gigahertz. “Temos rede piloto montada na rede que iremos usar quando estiver a funcionar em 2020”, diz Luís Santo, responsável pelo programa 5G da NOS. Com este piloto vão testar velocidade de resposta à transmissão dos dados (comandos) permitindo conduzir os veículos em tempo real.

“O 5G permite ter velocidade 5 vezes mais rápida do que o 4G”, lembra Luís Santo. “Situação que pode fazer a diferença entre conduzir remotamente um carro a 20 km hora ou a uma velocidade normal”.

Fora do ambiente piloto ainda não existem faixas de espectro disponíveis, lembra o responsável, quando questionado sobre para quando um teste ambiente de rua. “Um teste alargado só será feito quando tivermos espectro”, diz. Este será “muito em breve”.

Em que cidade? “Ainda não temos decisão tomada sobre a cidade 5G”, diz Isabel Borgas, diretora de comunicação corporativa da NOS, lembrando que a operadora tem uma parceria com Matosinhos, cidade que é zona livre tecnológica.

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