Na Califórnia, o dia 4 de maio já é um dia de Star Wars, de forma oficial. O estado norte-americano aprovou a resolução em 2019, para celebrar a inauguração do parque temático Star Wars: Galaxy’s Edge, abre ainda este mês.
A primeira celebração organizada do Dia de Star Wars aconteceu em 2011, em Toronto, no Canadá. Incluiu um concurso de perguntas sobre a trilogia original, além de um concurso de máscaras e, claro, a exibição dos filmes da saga.
O novo parque temático de Star Wars, na Califórnia, vai criar cerca de 1400 postos de trabalho e gerar até 14 milhões de dólares em receitas fiscais, garante o estado da Califórnia.
No primeiro filme, o episódio IV, lançado em 1977, os atores Peter Mayhew e David Prowse podiam escolher qual a personagem que queria interpretar: Chewbacca ou Darth Vader. Mayhew queria ser o bom da fita e optou pelo icónico Chewbacca, enquanto Prowse interpretou um dos maiores vilões da história do cinema.
Em Los Angeles, não é só o 4 de maio que homenageia a saga. Desde 2007 que o conselho da cidade assinala o dia 25 de maio como Dia de Star Wars. Tudo porque foi nessa data que o episódio IV chegou aos cinemas, nos Estados Unidos.
A febre de Star Wars chegou mais tarde a Portugal. Se o quarto episódio chegou aos cinemas norte-americanos em maio, o filme só chegaria às salas de cinema portuguesas a 6 de dezembro de 1977.
Habitualmente, há descontos nos produtos ligados a Star Wars, com várias marcas a assinalar o dia. A Google, por exemplo, lança descontos específicos para este dia, em vários jogos da Play Store que tenham conteúdos de saga.
A trilogia mais recente, já pelas mãos da Disney, ficará concluída no final deste ano, com data marcada para 20 de dezembro. Depois disso, a Disney já prometeu fazer uma pausa nos filmes de Star Wars.
No total, os onze filmes da saga já geraram algo como 9,3 mil milhões de dólares, só na venda de bilhetes (dados do site The Numbers). ‘The Force Awakens’, lançado em 2015, tem os números mais elevados.
Em 2017, quando a saga assinalou os 40 anos de vida, os CTT lançaram um selo de edição comemorativa, alusiva à saga de George Lucas.
Para os fãs da saga Star Wars, criada por George Lucas nos anos 70, o quarto dia de maio tem outro significado. E tudo graças a um jogo de palavras com uma das frases mais conhecidas de uma das sagas mais bem sucedidas da história do cinema: “may the force be with you”.
É certo que o trocadilho soa bem melhor no original, em inglês: may the fourth (quatro de maio) tem uma sonoridade muito parecida à da frase-chave da saga, cujo primeiro filme foi lançado em 1977.
Desde 2011 que este dia tem direito a uma programação oficial, sendo assinalado em vários pontos do globo. São várias as pessoas que escolhem o dia para rever os vários filmes da saga ou até para aproveitar os vários descontos em produtos relacionados com Star Wars.
Em 2017, assinalaram-se os 40 anos do lançamento do primeiro filme, que acabaria por dar uma avultada fortuna a George Lucas, o criador da saga cinematográfica.
Este ano, os fãs vão poder ver o último filme da trilogia mais recente, que conta com J.J. Abrams na realização e Daisy Ridley, Adam Driver, Mark Hamill ou Oscar Isaac no elenco.
O filme, com o título ‘Star Wars: The Rise of Skywalker’ tem estreia marcada para a época natalícia, como já tem sido habitual desde que a saga passou para a alçada da Disney. Nos Estados Unidos, estreia no dia 20 de dezembro.
Enquanto dezembro não chega, fique a conhecer algumas curiosidades sobre este May the 4th na galeria acima.