Publicidade Continue a leitura a seguir

Nestes casos, as marcas não guardaram segredo sobre os produtos que iam apresentar

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em 2007, quando Steve Jobs tirou do bolso um iPhone, algo que juntava vários produtos num só, o mercado reagiu com surpresa. Em mais de dez anos, ainda não nos habituámos aos ‘spoilers’ de séries, mas já no habituámos e bem aos ‘leaks’ de produtos, que às vezes até vêm das fontes mais fidedignas – os fabricantes. 

Nos últimos tempos, têm sido raras as vezes em que um smartphone ou produto é lançado e é verdadeiramente surpreendente – tudo graças a ‘leaks’ que mostram praticamente o visual de smartphones e gadgets ainda antes da apresentação. Ora veja-se o caso dos Note 9 e dos próximos iPhone: as apresentações ainda não aconteceram, mas o mercado já não vê grandes surpresas no horizonte, depois de tanto ‘leak’ disponível online.

Mas, de vez em quando, também acontecem casos em que é a própria marca que revela, mais ou menos acidentalmente, informações sobre o produto que ainda vai apresentar. Pode estar escondido no código, como quando a Apple “esconde” visuais no seu iOS, ou aparecer na loja oficial antes do tempo.

Samsung Galaxy Note 9

Esta semana, foi a própria Samsung a mostrar o vídeo oficial do seu novo smartphone da linha Note, através do Twitter. Claro que a marca apagou rapidamente o tweet, mas houve quem conseguisse guardar o vídeo antes de ser apagado.

Google Pixel 3

Também é um ‘leak’ recente, embora não revele o telefone propriamente dito. Até aqui, a data de apresentação do novo flagship da Google não era conhecida. Tudo porque a empresa colocou um anúncio no site FameBit, onde pedia a influencers e youtubers para cobrir o lançamento do novo Pixel, avançava o site Android Police.

Ficou assim conhecida a possível data da apresentação do Pixel 3: 4 de outubro, no Canadá.

Samsung Galaxy Watch

Em julho, era a vez de a Samsung mostrar ao mercado o seu novo Galaxy Watch – antes de este ter sido apresentado. Scott Stein, um dos editores do site CNET, foi quem detetou a chegada do novo smartwach ao site norte-americano da Samsung.

O smartwatch esteve pouco tempo disponível no site, com a marca a retirar rapidamente o smartwatch do site.

iPhone 7

A Apple também figura na lista. Antes da apresentação do iPhone 7, em 2016, foi a própria marca que divulgou o vídeo de apresentação do iPhone, referindo algo como “conheça o iPhone resistente à água”.

Além de não ter uma entrada jack para os auscultadores, que gerou um intenso debate, este iPhone foi também o primeiro da linha de smartphones da Apple com a certificação IP67, que garante resistência à água.

Macbook Pro

Em 2016, a marca da maçã divulgava no seu sistema operativo algumas imagens do Macbook Pro, pouco tempo antes da apresentação dos novos computadores.

As imagens mostravam aquilo que viria a ser a Touch Bar dos novos Mac, que permite autorizar pagamentos nos mercados onde há Apple Pay ou utilizar funcionalidades adaptadas a cada programa que está a ser utilizado.

LG G4

Em 2015, Evan Blass – tantas vezes falado quando o tema são ‘leaks’ e informações privilegiadas – descobriu um micro-site criado pela LG, já em preparação do lançamento do smartphone, que foi oficialmente revelado a 28 de abril de 2015.

Dias antes, o micro-site já mostrava o G4 em todas as suas versões e diferentes cores.