Todos os anos, a Splashdata elabora uma lista das piores passwords da Internet. Se a sua estiver na lista, se calhar é melhor tomar algumas medidas de segurança.
A lista tem mais de cem passwords, distribuídas por um ranking. Todos os anos, a SplashData, que faz o gestor de passwords SplashID, analisa senhas que tenham chegado à internet através de ataques informáticos ou atividades do género.
As conclusões são habitualmente as mesmas: apesar das recomendações dos especialistas de segurança, há quem continue a olhar para os teclados e a escolher as mesmas combinações de teclas: 123456, qwerty, password e derivados…
Leia também | 28% dos portugueses nunca reveem as suas definições de segurança online
Sendo que, estes rankings estão disponíveis na internet e acessíveis a todos, é quase uma certeza que também hackers e outras pessoas que queiram aceder a dispositivos alheios saibam este tipo de informações.
No dia em que se assinala o Dia da Internet Mais Segura, vale sempre a pena recordar algumas das recomendações dos especialistas: utilizar passwords diferentes para cada serviço, usar uma combinação robusta, com combinação de maiúsculas, minúsculas, algarismos e etc, e também usar a autenticação de dois factores.
Leia também | Conheça os 20 sites mais visitados do mundo
Se tudo isto for muita coisa para se lembrar, também vale a pena usar um gestor de passwords – muitos deles já são gratuitos e recheados de funcionalidades.
5 peritos explicam como ter um colete à ‘prova de balas’ na internet