Demasiadas notificações? Como sobreviver à confusão dos grupos de WhatsApp
Publicidade • Continue a leitura a seguir
Sim, o WhatsApp é uma das melhores aplicações para conseguir comunicar recorrendo ao smartphone. Mas também há reconhecer que traz um fenómeno com o qual nem sempre é fácil de viver: a avalanche de notificações dos grupos de WhatsApp. A parte boa é que há algumas dicas que pode pôr em prática.
Qualquer utilizador do WhatsApp tem pelo menos uma conversação de grupo – é o grupo do trabalho, dos amigos de infância, dos amigos do secundário, faculdade, dos trabalhos de grupo, a conversa com os pais da turma do filho mais velho, ainda outra para os pais da turma da filha mais nova… e por aí fora.
E, com todos estes grupos, surgem notificações que podem levar o comum dos mortais à loucura. Também nestes grupos há algumas práticas de etiqueta que pode seguir, além de usar as próprias ferramentas do WhatsApp para manter tudo organizado.
Leia também | Como ler mensagens no WhatsApp e Facebook sem que os outros saibam
Em grupos de quatro pessoas, por exemplo, ainda é possível ter tudo controlado; o problema é se tiver um grupo bem mais alargado – afinal, o WhatsApp permite juntar até 256 pessoas numa mesma conversa.
Ninguém precisa de saber que silenciou determinado grupo, por exemplo. Também pode facilitar a comunicação ao utilizar menções e as respostas, que agora estão bem mais fáceis de usar.
Leia também | 10 erros que vai querer evitar no WhatsApp
Percorra a galeria de imagens para perceber como pode ter uma vida mais zen, mesmo com tanto grupo de WhatsApp.
Aprender a dominar a arte de ignorar notificações: quem está em grupos de WhatsApp, seja qual for o assunto, sabe que existe a probabilidade de olhar de repente para o smartphone e ter mais de 150 notificações do WhatsApp. Há que aprender a relativizar e ignorar as notificações – pode sempre colocar mute num grupo e voltar mais tarde.
Não se martirize por não ler todas as mensagens: é quase certo que os grupos vão acabar por ser um antro de imagens, gif e muito mais, que nem sempre estão ligados ao objetivo principal. Se sentiu que perdeu muita informação, peça um resumo ou pesquise por determinadas palavras ligadas ao tópico em discussão.
Limite-se ao essencial: uma piadinha vai sempre bem, mas quando há muita gente num grupo e as piadas se multiplicam… também a confusão aumenta.
Recorra às menções: se precisa da resposta de uma pessoa específica do grupo, não tenha mendo das menções. Ajuda a ter tudo organizado e ainda garante que a mensagem chega mesmo ao destinatário.
Use e abuse das respostas: basta deslizar para a direita para responder a uma mensagem em específico. Em grupos com muita atividade, ajuda bastante para que as pessoas saibam a que tema está a responder.
Saiba quem lê as mensagens: se precisam de decidir onde jantar, por exemplo, e ainda há amigos que não responderam, carregue na mensagem e escolha a parte de informação. Assim vai poder ver quem é que já viu a mensagem em questão.
Evite conversas paralelas: se está num grupo com 20 pessoas e onde só duas gostam de futebol, se calhar não vale a pena encher a barra de notificações a falar sobre a última jornada do campeonato. O que vale é que basta carregar numa mensagem de um utilizador e escolher ‘enviar mensagem’ para abrir uma nova conversa em privado.
Recorra à pesquisa: lembra-se de que se falou em determinado assunto mas não quer ter de procurar entre centenas de mensagens? A pesquisa vai ser a sua melhor amiga, desde que use os termos de pesquisa certos.
As novas funcionalidades do WhatsApp que tem mesmo de experimentar