O ano já vai adiantado, mas há quem ainda se prepare para lançar novos smartphones e alavancar os próximos trimestres de vendas.
Já se tornou habitual a Apple fazer a sua apresentação em setembro, onde costuma apresentar os novos iPhone que vão fazer mexer as vendas na época do Natal. Mas a concorrência não se deixa ficar à sombra da bananeira.
Leia também | A melhor invenção é aquela que nos faz sentir gigantes
A IFA, em Berlim, não é habitualmente tão farta em grandes anúncios de smartphones como em Barcelona, no Mobile World Congress, daí que seja mais seguro esperar por algum destes modelos mais para o mês de outubro.
Leia também | Conheça os melhores smartphones do momento
Nokia 9
A Nokia trocou as voltas a quem esperava o anúncio oficial do Nokia 9, ao marcar uma apresentação para 21 de agosto onde não acabou por falar sobre o tão ansiado flagship para suceder ao Nokia 8.
Daquilo que circula nos habituais rumores e ‘leaks’ da Internet, fala-se num telefone de uma gama de preço alta, com um ecrã OLED de seis polegadas. Na câmara, a HMD, que agora detém os destinos da Nokia, fala-se numa aposta ambiciosa: uma câmara com um sensor de 41 MP e uma câmara frontal de 20 MP. No que toca a design, espera-se que a Nokia siga a tendência do mercado: molduras muito reduzidas e, quem sabe, um sensor de impressão digital já incluído no ecrã.
iPhone
A Apple estará a preparar-se não para um, mas sim três iPhone – sendo que um deles poderá situar-se numa faixa de preço mais acessível ao consumidor habitual.
Esperado para setembro, não se esperam grandes mudanças de design relativamente ao iPhone X. Aquilo que poderá diferenciar a nova linha será a aposta num telefone de 6,5 polegadas, que se poderá tornar no maior da linha de telefones da Apple.
Leia também | iPhone. O que esperar do smartphone da Apple em 2018?
LG V40 Thinq
A LG estará a preparar o smartphone que vai suceder ao V30, o V40 Thinq. No ano passado, a LG escolheu a IFA para apresentar o V30. Relativamente ao V40, é esperado também um smartphone com molduras reduzidas, ficando na incógnita se a marca vai optar pelo notch que vimos no G7 ou não. No interior, fala-se como uma aposta quase certa o Snapdragon 845. Nas câmaras, a aposta é mais ambiciosa, com uma possível câmara tripla na traseira e uma câmara dupla na parte frontal do telefone.
Sony Xperia XZ3
A marca japonesa estará a preparar o lançamento do Xperia XZ3 e XZ3 Compact para o final do mês de agosto, provavelmente para a IFA. Não é esperada uma grande mudança de design em relação aos modelos antecessores, mas sim uma melhoria da bateria e da câmara. No que toca a processador, fala-se que a marca venha a manter o processador Snapdragon 845 que figura no XZ2.
Huawei Mate 20
Os telefones da linha Mate nunca costumam vir sozinhos, portanto fala-se que a Huawei esteja também a preparar um Mate 20 Pro e um Mate 20 Lite. Em março, a marca chinesa lançou o P20, com o modelo Pro a diferenciar-se pela aposta na câmara tripla. Segundo os rumores, a marca continuará a apostar numa lógica de câmara tripla para o Mate, mas possivelmente já incluirá um novo processador Kirin. No que toca a ecrã, espera-se um ecrã de 6,9 polegadas para a versão Pro. Fala-se que a marca venha a apresentar este telefone algures em outubro.
Leia também | Huawei ultrapassa Apple nas vendas de smartphones
Google Pixel 3
Não tem uma presença propriamente oficial em Portugal, mas há que assumir que o telefone da Google gera curiosidade. Além de vários leaks na Internet, sabe-se que a Google está à procura de influencers para uma apresentação do Pixel, a 4 de outubro, marcada para o Canadá. O novo flagship da marca contará provavelmente com um processador Snapdragon 845.
Leia também | Nestes casos, as marcas não guardaram segredo sobre os produtos que iam apresentar