Parte da produtividade passa por estar mais concentrado(a) no trabalho que está a fazer. E, além disso, também convém que haja poucas distrações à mistura.
Freedom
Está disponível para Windows, Mac e iOS, permite ao utilizador criar uma “lista negra” de aplicações que são vistas como distrações. A Freedom sugere automaticamente uma lista para bloqueios, mas esta também pode ser personalizada pela utilizador.
A ideia é que possa estipular durante quanto tempo quer bloquear as distrações – meia hora, duas horas ou mais. Além disso, é também possível criar um horário específico para ser produtivo: a ideia é mesmo que possa criar um hábito com determinados horários. A Freedom também tem extensões para os browsers, para que possa estar realmente focado naquilo que tem de fazer.
Forest
Também com extensões para os navegadores disponíveis, a Forest (Android e iOS) também funciona na lógica de bloquear as distrações, mas com um toque de gamificação à mistura. O utilizador define uma lista de sites que quer bloquear o acesso (se estivermos a falar na extensão; se for no smartphone, fica com o acesso bloqueado, podendo ver apenas um temporizador com o período de tempo restante) e vê uma árvore a crescer.
Se quiser mexer no telefone ou aceder a um site que não está na lista de acessos disponíveis, a árvore morre. Na aplicação, todas as árvores de “concentração” que vai criando vão dar vida a uma floresta e há moedas como recompensa.
Mas esta ideia de criar uma floresta também é transposta para a vida real: a empresa responsável pela app tem uma parceria com a Trees for the Future. Por cada moeda virtual gasta no jogo é plantada uma árvore – segundo o site da Forest, já são mais de 109 mil árvores.
Strides
Disponível para iOS, a ideia da Strides passa por registar tudo aquilo que quer que se torne um hábito: seja conseguir acordar mais cedo, fazer exercício de uma forma mais regular ou até dormir mais horas por dia.
Ao definir os diferentes objetivos que quer atingir, a Strides vai mostrar pequenos lembretes das coisas que tem de fazer, em jeito de motivação. Depois, no calendário disponível dentro da app, é possível ver os dias em que cumpriu com aquilo que definiu. A lógica é que, com o reforço positivo da app, possa sentir-se mais motivado para chegar aos objetivos.
Tide: Sleep Sounds Focus Timer
A Tide tem um propósito ligeiramente diferente, ligando a produtividade ao estado de descanso do utilizador. Pela lógica, quem consegue relaxar melhor e descansar melhor conseguirá ser mais produtivo ao longo do dia.
Para conseguir chegar a esse tal estado de relaxamento, a aplicação apresenta dois modos funcionais, que combinam imagens da natureza com sons de ondas, chuva, etc.
Na descrição da aplicação, os programadores referem que tanto pode ser usada por pessoas com dificuldades em dormir como por procrastinadores com dificuldades em concentrarem-se naquilo que têm por fazer… Ou seja, uma grande fatia dos utilizadores de smartphones.
Disponível para Android e iOS, a Tide permite fazer um diário da utilização que faz da aplicação.
Toggl Time Tracker
Está disponível para Android e iOS e aqui a ideia também é que registe as tarefas que vai fazendo ao longo do dia, anotando também o tempo que gasta em cada uma. Dessa forma, é possível perceber onde é que gasta mais tempo, através de uma representação gráfica que é feita pela aplicação.
Ao longo do dia, é cada vez mais habitual que sejam feitas pequenas pausas para mexer no smartphone – mas consegue contabilizar quanto tempo é que isso representa ao final do dia? É justamente isso que a Toggl faz, para que seja possível gerir melhor o tempo e evitar “desperdícios” nas redes sociais ou em jogos que tenha no smartphone.
[td_smart_list_end]