Para aumentar o volume da música só é preciso empurrar o Telemetron. Os voos de teste em gravidade zero foram bem sucedidos.
Os astronautas podem em breve ter uma nova forma de ouvir música no espaço: o Telemetron, um instrumento musical futurista, foi desenhado a pensar em ambientes de microgravidade, isto é, nos quais a gravidade é mínima ou inexistente.
De acordo com a publicação Motherboard, este instrumento musical foi criado por Nicole L’Huiller e Sands Fish, assistente de investigação e designer de produto do MIT Media Lab, respetivamente.
Este dispositivo transmite sons com um timbre semelhante ao da música quando é reproduzida debaixo de água. Para conseguir produzir sons, o Telemetron utiliza sinos com giroscópios, um elemento que também existe nos smartphones, e que permite determinar a posição em que o instrumento musical está.
A informação dos giroscópios é transformada em dados que depois são ‘traduzidos’ em sons – daí que ao empurrar o Telemetron, a velocidade de deslocação aumente, o que faz aumentar o volume do som.
Este instrumento futurista foi criado com objetivo de “expandir a expressão para além dos limites existentes nos instrumentos musicais que existem na Terra” e “explorar como o design e a criatividade podem evoluir em conjunto à medida que começamos a fazer mais do que meramente sobreviver no espaço”, defendem Nicole L’Huiller e Sands Fish, de acordo com a Motherboard.
O Telemetron ainda não foi ao espaço, mas passou com sucesso os testes de voo em gravidade zero, foi revelado na conferência NIME (Novos Interfaces para Expressão Musical, em tradução livre). Mesmo que o Telemetron não chegue ao espaço, cresce a possibilidade de num futuro mais próximo já existirem aparelhos capazes de desenvolver a sua própria arte sem dependerem de pessoas.