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Decode. A aplicação que quer ajudar a distinguir as falsificações

A Blue Bite trabalhou com a Adidas, para garantir a autenticidade da Telstar 18, a bola oficial do Mundial.

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A Decode é uma aplicação que quer ajudar a minimizar o problema dos produtos contrafeitos. A ideia é que, através de etiquetas NFC nos produtos, seja possível distinguir se um artigo é falsificado ou não.

A contrafação é um dos principais problemas a nível global: fala-se que, globalmente, o mercado de produtos contrafeitos atinja valores de milhares de milhões de dólares todos os anos. Em Portugal, de acordo com os dados revelados por um estudo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), este ano, os valores perdidos com a contrafação atingiria os mil milhões de euros.

Por isso, a Decode, disponível para iOS e criada pela empresa nova-iorquina Blue Bite, inclui um sistema que permite a um consumidor descobrir se está perante um produto legítimo ou uma réplica.

A análise é feita recorrendo a tecnologia de NFC (Near Field Communication) ou RFID (Identificação por radiofrequência). Para que isto aconteça, é necessário que as marcas incluam este tipo de tecnologia nas etiquetas, algo que já está a ser utilizado. A Nike, por exemplo, já inclui estas etiquetas nos equipamentos da NBA – ainda que o primeiro propósito não tenha sido fugir dos produtos falsificados.

Inicialmente, a Nike queria utilizar este sistema como uma forma de partilhar conteúdos extra, como vídeos exclusivos, imagens ou GIF de jogadores específicos ou das equipas.

Para o sistema da aplicação Decode funcionar, é necessário que a etiqueta dotada de NFC ou RFID não possa ser removida. Para isso, a Blue Bite, a responsável pela aplicação, indicou ao site Engadget que está a trabalhar com algumas marcas para incluir os chips de NFC diretamente no produto.

A Blue Bite incluiu um chip de NFC Smartrac na bola oficial do Mundial, que permite ter acesso a conteúdos personalizados e a informação adicional. Além de se tornar possível saber por onde é que cada bola andou, dá ainda para saber se se trata de um produto autêntico ou não e quantas vezes é que foi feita uma digitalização para averiguar a respetiva autenticidade.

A Blue Bite refere também que a Adidas não é a única marca que está a incluir este tipo de tecnologia para criar outro tipo de relação com os consumidores, além de averiguar a autenticidade de produtos. A empresa indica, através do seu site, que trabalha também com marcas como a DYNE, dedicada a vestuário desportivo.