A BMW aproveitou a feira de eletrónica que decorre em Las Vegas para mostrar algumas inovações, de uma caravana feita em parceria com a The North Face à sua mota autónoma.
Há já três anos que as marcas de automóveis usam a maior feira de eletrónica do mundo, a CES, para mostrar o que valem a nível tecnológico e em 2019 não está a ser excepção. A BMW, através da sua subsidiária Designworks, revelou um novo protótipo que envolve também uma experiência de realidade virtual a pensar no futuro da proteção contra os elementos naturais, feita em parceria com a empresa de vestuário e equipamento para o exterior, The North Face
O protótipo ultraleve inclui uma inovação de tecido da The North Face chamada Futurelight, que usa a tecnologia chamada Nanospinning “para criar o material mais avançado, respirável e impermeável do mundo”, diz a empresa em comunicado.
“Combinamos os mundos físico e digital para conseguir este material, garantindo que a visão holística da marca seja respeitada, ao mesmo tempo que damos às pessoas uma experiência prática”, disse Laura Robin, Diretora do Studio Designworks. “Pensar no desempenho extremo de maneiras novas e inesperadas a partir da nossa experiência em vários setores, ajudou-nos a fornecer aos consumidores uma visão única e inédita presente no certo do material e dos seus principais atributos”.
O caravana Futurelight foi inspirada no protótipo BMW GINA Light Visionary Model 2008. Tal como o GINA Concept, a caravana é feita de um revestimento externo de tecido, que consiste num material flexível esticado sobre uma cúpula geodésica icónica que demonstrar os possíveis usos do tecido. A BMW indica ainda que “o revolucionário processo de Nanospinning usado para permitiu que os designers da The North Face adicionassem permeabilidade ao ar na membrana de um tecido pela primeira vez”.
Na prática, o processo permite criar furos de tamanho minúsculos, permitindo uma porosidade única enquanto mantém a impermeabilidade total, o que permite que o ar se mova através do material e forneça mais ventilação do que nunca. O Futurelight Camper está em exibição na CES até 11 de janeiro, em Las Vegas e deverá ser disponibilizado aos consumidores na linha de produtos The North Face Fall 2019 e será apresentado nas coleções de alta performance da marca.
Moto autónoma faz as delícias na CES
A divisão Motorrad da BMW, dedicada aos veículos de duas rodas, está a desenvolver uma tecnologia para tornar as motas mais autónomas já revelada há alguns meses e que está a brilhar na CES. A empresa está há dois anos a desenvolver a tecnologia na Alemanha e consegue reconhecer curvas e travar sozinha, com o objetivo de ajudar a diminuir a sinistralidade na estrada. O modelo apresentado é uma R1200GS autónoma.
As estatísticas apontam que há muitos mais acidentes com motociclistas entre as vítimas mortais, principalmente quando se compara com acidentes com automóveis. O objetivo do projeto não é, para já, ter motas que circulem pelas estradas sem motociclistas, mas sim dar uma ajuda extra em casos de emergência. Segundo os responsáveis pelo projeto, ao ser treinada para reconhecer curvas e saber como agir em situações onde é necessário auxílio à travagem, a tecnologia autónoma permitirá aumentar a segurança na estrada.