Quando o anunciou, a Microsoft falava “no mais acessível Surface de sempre”. Mas será que com a conversão de preços para Portugal este Surface é mesmo acessível?
Lá fora, já há quem tenha a possibilidade de o comprar e até de fazer testes. Por cá, o Surface Go está disponível em modo de pré-venda, com a chegada às lojas no final do mês, a 28 de agosto.
Lá fora, os preços base do Surface Go são bem mais convidativos, em ambas as versões – mas mantém-se a lógica de ter de comprar os acessórios à parte (a capa-teclado e, se quiser, a Surface Pen). Noutros mercados, este híbrido com dez polegadas custa cerca de 400 dólares (345 euros).
Por cá, a versão mais barata, com 64 GB de armazenamento e 4 GB de RAM custa 459 euros, já com IVA incluído. No caso da versão mais dispendiosa, que mantém o processador Intel 4415Y, mas oferece mais espaço, com 128 GB e uma memória de 8 GB, o preço já ultrapassa os 600 euros – está disponível a partir de 619 euros.
E estes valores disponibilizam apenas o tablet em si – se quiser ter a experiência híbrida, com o teclado para escrever como se estivesse num portátil – a versão mais barata da capa-teclado custa 99 euros (há outra versão, que custa 129 euros, para as versões com outras cores e um acabamento ligeiramente diferente).
Ainda no campo dos acessórios: os Surface são muitas vezes virados para quem utiliza o dispositivo para desenhar, tanto que a Microsoft vende a Surface Pen para acompanhar. A caneta para o Surface é também vendida à parte e custa outros 115 euros.
Assim, a experiência completa do Surface Go enquanto alternativa ao portátil, mesmo na sua versão mais básica, custa pelo menos 558 euros. Se se quiser comprar a Surface Pen, a conta chega pelo menos aos 673 euros. Quando olharmos para a versão mais avançada do Surface Go, somando com o teclado (na versão mais base), o valor eleva-se para os 718 euros.
Em comparação com os restantes modelos da família Surface disponíveis, que são mais dispendiosos (o Surface Laptop é o mais barato, arrancando nos 849 euros), o Surface Go chegará a Portugal com um preço mais acessível. No entanto, quando se soma as parcelas dos acessórios para ter a versão laptop deste novo híbrido, o preço por cá torna-se menos apelativo.
Relativamente a especificações, o Surface Go chega numa versão de dez polegadas, com ecrã 4K, com um processador de sétima geração Intel Pentium Gold 4415Y e as tais diferenças de preço consoante a memória RAM e o espaço disponível. No que toca a sistema operativo, o Surface Go conta com o Windows 10 S, mais leve e que promete maior autonomia no dispositivo. No caso do Surface Go, a marca promete até “nove horas de autonomia”, para um híbrido com 522 gramas de peso.