É muito provavelmente o ecrã de maior qualidade que existe num smartphone na atualidade. Xperia 1 chega em 2019, mas ainda não se sabe o preço.
A Sony é conhecida por apostar há muitos anos, e acima da média, na qualidade dos ecrãs dos seus smartphones. Mas com o Xperia 1 a marca leva esta estratégia ao limite com um painel de 6,5 polegadas, OLED, HDR, 4K e formato ultrapanorâmico (21:9). Todos os jargões estão lá – e a qualidade também.
Num primeiro contacto com o dispositivo no Mobile World Congress, fica logo a ideia de que este é um dispositivo diferente: primeiro por ser alto, muito alto quando comparado com outros smartphones. E depois porque realmente o painel que equipa o Xperia 1 está um nível acima daquilo que outros equipamentos disponibilizam, em termos de resolução, saturação de cores e fluidez.
A Sony tem, por exemplo, um televisor OLED lado a lado com o Xperia 1 e o smartphone não fica atrás em termos de qualidade – ainda que numa escala diferente. Com este dispositivo a expressão de ter um smartphone que parece um televisor nunca fez tanto sentido.
A referência aos televisores não é inocente: a Sony quer mesmo dar aos utilizadores uma experiência de visualização única, seja em filmes ou em videojogos. O formato ultrapanorâmico já é usado em alguns filmes de Hollywood e no caso dos videojogos a gigante japonesa vai disponibilizar, por agora, os títulos Fortnite, Arena of Valor e Asphalt 9 para que sejam compatíveis no formato 21:9.
Já fomos conhecer a nova coqueluche da Sony. Saiba o que tem de especial o Xperia 1: https://insiderq.dn.pt/gadgets/sony-xperia-1-mwc-2019/
Publicado por Insider.dn em Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
Por outro lado, o formato não terá grande impacto quando estiver a ver conteúdos em plataformas como o Instagram, YouTube e outras semelhantes. A falta de conteúdo dedicado será, numa fase inicial, um problema para os utilizadores do Xperia 1.
O dispositivo tem depois outras especificações topo de gama: processador Snapdragon 855, 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento e três sensores de 12 megapíxeis concentrados na mesma câmara traseira. O telemóvel já vem com o Android na versão 9.0.
O Xperia 1 chega ao mercado neste ano, mas por agora não há qualquer informação sobre o preço.