Novo Mac Pro tem especificações topo de gama, direcionadas para trabalhos criativos que exigem grande poder de computação.
Um dos destaques da apresentação da Apple é o novíssimo Mac Pro: pelo design extravagante, pelas especificações de topo e também pelo preço premium. A versão de entrada de gama – ou seja, aquela com as características mais ‘baixas’ – custa uns impressionantes seis mil dólares, o equivalente a 5.300 euros.
Quanto custa então o modelo topo de gama do Mac Pro? Essa foi a conta que a publicação The Verge decidiu fazer, indo à procura dos componentes necessários para construir essa versão e somando todos os valores.
Um Mac Pro com um processador Intel Xeon W de 28 núcleos, 1,5 terabytes de memória RAM, 4 terabytes de armazenamento SSD e quatro placas gráficas AMD Radeon Pro Vega II Duo colocam, em teoria, o preço do computador nos 45 mil dólares, cerca de 40 mil euros.
Este não é, contudo, o preço oficial do computador, mas sim uma estimativa de quanto poderá vir a custar. Por agora, a Apple ainda não permite fazer no seu site a compra e configuração deste computador, dando apenas a opção aos utilizadores de serem notificados assim que o novo Mac Pro ficar disponível.
Leia também | 40 aplicações que tem mesmo de instalar no seu smartphone
Ao apostar em especificações de tão alto calibre, a Apple direciona este computador para trabalhos mais específicos – edição multimédia, design, construção, ambiente académico. É possível, por exemplo, transmitir informação para oito monitores Ultra HD em simultâneo. Mas isso não torna menos impressionante um potencial valor de 40 mil euros por um computador.
Por exemplo, tendo em conta que o ordenado médio dos portugueses é de 887 euros, isso significa que mesmo sem gastar qualquer dinheiro do vencimento, seriam necessários quase quatro anos de trabalho para conseguir ter dinheiro suficiente para investir no Mac Pro topo de gama.
Recebemos o computador mais potente e caro da Microsoft. Custa 4.199 euros