O Facebook anunciou oficialmente dois novos dispositivos para conversação com vídeo pelo Messenger, os novos Portal e Portal +. Para já só está disponível nos Estados Unidos.
São dois os produtos que o Facebook, no meio da polémica mais recente relacionada com nova fuga de dados, lançou sem grande pompa nem circunstância nestes últimos dias. O Portal e Portal+ tem a forma de um tablet e um uso com semelhanças com o novo Amazon Show, um ecrã com acesso à assistente inteligente Alexa. A ideia dos novos dispositivos é que possam estar em qualquer lugar da casa, permitindo que o utilizador converse cara a cara com amigos e familiares de forma fácil e dependendo menos do uso do seu smartphone.
O Facebook Portal é o modelo mais pequeno, com um ecrã tátil de 10 polegadas e uma resolução de 1280 x 800. O Portal + é maior em tamanho e melhor na resolução. Além do ecrã de 15 polegadas tem uma resolução de 1920 x 1080.
O modelo maior está pensado para chamadas em grupo. O novo gadget do próprio Facebook permite chamadas de grupo até sete pessoas, embora envolva sempre o Facebook Messenger – pode não ser ideal para chamadas profissionais.
O Portal tem algumas funcionalidades com inteligência artificial a pensar nas chamadas sem qualquer uso de mãos. Um deles chama-se Smart Camera e permite deslocar de forma automática o tablet para garantir que todos estejam na foto. Já o Smart Sound minimiza o ruído de fundo e favorece a voz da pessoa que está a falar.
Além disso vem com efeitos de realidade aumentada ao estilo Snapchat, semelhante ao que já está disponível nas Stories do Facebook. A maior surpresa é que ambos os dispositivos do Portal vêm com a Alexa, a assistente digital da Amazon, incluída. Tem havido boatos recentes que indicam que o Facebook está a trabalhar na sua própria tecnologia para assistente de voz de forma a concorrer com a Amazon e a Google.
Já é possível pré-encomendar o gadget do Facebook, embora só comecem a ser entregues em novembro, a tempo do Natal. Além de estar disponível para compra (entregas só nos EUA) em portal.facebook.com, também está na Amazon.
O preço base custa 199 dólares (130 euros) no modelo mais pequeno e o Portal+ custa 349 dólares (302 euros) – quem comprar os dois tem desconto de 100 dólares.