Creative Coder Kit (€60): a ideia é que os miúdos possam aprender a programar o seu próprio wearable – programando as cores, por exemplo, ou outro tipo de jogos.
Fábrica de Slime - Brilha no Escuro (€25): uma caixa que permite aprender a fazer slimes viscosos, minhocas e um peixe pegajoso que brilha no escuro, além de outras 19 atividades educativas.
Kit de código Kano Harry Potter (€80): o mundo de mágico de Harry Potter em versão código. Os miúdos podem construir a sua própria varinha e utilizá-la depois para vários jogos educativos.
Cyber Robot (€38): com Bluetooth e quatro modos de jogo, pode ainda ser programado através da app para tablet ou smartphone.
Tech Will Save Us Light Racer Kit (€30): as crianças podem aprender a construir luzes para colocar na roda da bicicleta, com vários projetos disponíveis online para levar este kit mais além.
Laboratório De Mecânica Explorador & Sonda Espacial (€10): este verdadeiro kit científico espacial explora o mundo da mecânica e engenharia. A criança vai estar apta a criar dois modelos dinâmicos: um explorador de planetas e do espaço, com 130 componentes intercambiáveis.
Rato robô programável (€40): Jack é um rato robô programável, pronto para seguir ordens ensinar a codificar. É possível criar um padrão passo a passo seguindo as 30 cartas de código - o ratinho percorrerá depois o caminho indicado, com luzes e sons.
Brainbox Invenções - Sig Toys (€16,50): um jogo de cartas para desafiar a mente dos mais pequenos, tudo em dez minutos. Dá para vários jogadores, a partir dos oito anos.
LEGO BOOST 17101 Creative Toolbox (€160): a ideia é construir e personalizar o Vernie - um robô que fala - codificar o seu comportamento e realizar atividades divertidas com o tapete de jogo incluído.
Microscópio com Adaptador Smartphone National Geographic (€50): um microscópio para iniciantes, que contém um suporte para poder fotografar tudo com o smartphone.
É hora de oferecer um presente às crianças da família mas também quer dar uma coisa que seja educativa? Bem-vindo ao mundo dos brinquedos STEM, que querem estimular as crianças para o mundo da ciência e tecnologia, enquanto brincam.
A sigla significa Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e tem vindo a ser uma aposta de várias marcas de brinquedos. A ideia passa por apelar aos mais pequenos para atividades mais educativas, sem que se perca a ideia de que se está efetivamente a brincar.
Entre as opções há vários brinquedos ligados ao mundo da robótica e construção, que permitem aos mais pequenos até aprender alguns passos da linguagem de programação. Afinal, há cada vez mais interessados em atrair as crianças para este mundo – há quem até refira que a programação será uma das linguagens do futuro.
A ideia destes brinquedos passa por estimular o pensamento lógico e a capacidade de resolução de problemas, apelando também às capacidades de imaginação e construção de pequenos objetos.
Para esta listagem entram brinquedos da portuguesa Science4you e até opções mágicas, como o kit de programação de Harry Potter. Percorra a galeria de imagens para ficar a conhecê-los.